• f11-07-18-Seminário-do-CREPR-e-SC-é-realizado.jpg

Seminário do CREA/PR e SC é realizado


O objetivo é uniformizar os procedimentos realizados pelo CREA dos estados de Santa Catarina e Paraná

em Porto União e União da Vitória por

Aconteceu nesta segunda e terça-feira, 9 e 10, na Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU, um encontro conjunto das câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o CREA dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Estavam presentes o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, e o Presidente do Crea-SC, Engenheiro Agrônomo Ari Neumann, o Vice-Prefeito de Porto União, Percy Storck, o Prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda e o Coordenador Acadêmico da Uniguaçu, Atílio Matoso. Além dos representantes das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil dos dois Conselhos.

Na pauta da reunião estavam em destaque a aprovação da carta de Mafra – SC , compatibilização das novas ARTs, alinhamento de procedimentos do Livro de Ordem e uniformização de procedimentos na fiscalização. O objetivo da unificação é de buscar harmonia entre os procedimentos de fiscalização, principalmente nas cidades que fazem divisa entre os Estados.

A harmonização também contribui para os Planos Diretores das cidades, e diretrizes do desenvolvimento urbano e rural. O Engenheiro Ari classifica a reunião de suma importância, “porque visa um intercâmbio entre os dois estados, para que os procedimentos adotados por ambos sejam parecidos, senão, iguais”.

O Prefeito Santin diz que “Porto União da Vitória são cidades universitárias que pensam em vários setores da engenharia, arquitetura e urbanismo e as duas administrações estão integradas para fazer o melhor trabalho possível para trazer benefícios aos munícipes”.

As reuniões entre os Creas estaduais devem acontecer duas vezes ao ano, e a próxima está agendada para acontecer em Barracão (PR), divisa com Dionísio Cerqueira (SC).