• produção-soja.jpg

Santa Catarina tem produção recorde de soja


Na região, Canoinhas tem safra estimada de 501 mil toneladas

em SC Planalto por

Produtores catarinenses colhem número recorde de soja da história. A produção chegou a 2,4 milhões de toneladas no estado, 13,4% a mais do que no último ano.

Na região, Canoinhas se destaca como a maior região produtora do estado, com produtividade de 3,8 toneladas/hectare, uma safra estimada em 501,8 mil toneladas, um incremento de 9,9% em relação a safra do ano passado.

A soja vem ganhando cada vez mais espaço nas lavouras catarinenses, principalmente as áreas que antes eram usadas para o plantio de milho.

Na safra 2016/17, o grão ocupa 660,2 mil hectares no estado, a maior área plantada já registrada. Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), a colheita de soja já está encerrada e segue confirmando a expectativa de uma safra extraordinária.

Combinação entre área plantada e produtividade

O aumento na produção é o resultado da combinação entre área plantada e produtividade. O rendimento médio das lavouras catarinenses chega a 3,6 toneladas por hectare – um aumento de 11,24% em relação à última safra. Em Curitibanos, por exemplo, a produtividade alcançou 4,17 toneladas por hectare, 20,4% a mais do que em 2016. A produtividade é acima da média também em regiões como Joaçaba, Canoinhas e Ituporanga, onde os produtores colheram 4,16 toneladas/ hectare, 3,8 toneladas/hectare e 3,9 toneladas/ hectare, respectivamente.

A produção de soja está relacionada com a produção de carnes em Santa Catarina, já que, sendo o estado o maior produtor de suínos, segundo maior produtor de aves e um dos maiores produtores de leite do país, o estado depende da produção de grãos para o abastecimento e produção de ração animal.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo