“Rolezinho do Bem” movimenta pessoas para doarem sangue


O evento aconteceu no sábado no banco de sangue de União da Vitória

em Porto União e União da Vitória por

O sábado, 03, foi marcado por ato voluntário em União da Vitória. Fazer o bem sem ver a quem, filosofia do grupo “Rolezinho do Bem” criado pelo união-vitoriense Santin Roveda, hoje prefeito de União da Vitória e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali). Ao todo, a mobilização trouxe 71 pessoas até a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) – Banco de Sangue da cidade.

Deste, 56 cidadãos concluíram todo o processo e coletaram suas bolsas de sangue. Isso permite a manutenção de estoque para períodos mais críticos, caso do Carnaval que tem início no próximo final de semana. A mobilização, conforme o idealizador, teve justamente esse foco, deixar o banco com saldo positivo.

“Estou aqui não como prefeito e sim como cidadão”, afirmou Santin Roveda. No pressuposto de que as pessoas sempre perguntam o que fazem ou fizeram por mim, a ideia de doar sangue vem em sentido contrário, o que posso fazer pelos outros? Ser voluntário e, coletar uma bolsa, é um desses atos plausíveis.

“Sabemos que uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Disso a importância dessa conscientização e mobilização que fizemos”, disse o mentor do Rolezinho do Bem, em meio ao ato de, também, doar sangue. “Estou fazendo minha parte e convido a todos, que podem doar, que venham até o Banco de Sangue e se predisponham em fazer algo pelo próximo”.

Os requisitos para doar são: estar em boas condições de saúde, alimentado e dormido bem. Idade entre 18 e 61 anos completos, para 1ª doação que se estende até um dia antes de completar 70 anos para doadores frequentes.  De 16 e 17 anos podem doar com pai ou responsável autorizando e presente à coleta.

 

Serviço:

O Banco de Sangue fica na Rua Castro Alves, 26 – Centro de União da Vitória – e recebe doações às segundas-feiras, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h30. Mais informações: (042) 3522.1365.