• Foto-1-momento-de-assinaturas-dos-convenios.jpg
  • Foto-2-secretario-Salvatti-destaca-importancia-da-reuniao-para-regiao.jpg
  • Foto-3-Polícia-Ambiental-apresenta-trabalho-para-conselheiros.jpg
    Apresentação da Polícia Ambiental para conselheiros presentes na reunião.

Reunião do CDR é realizada em Irineópolis


em SC Planalto por

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, realizou nesta sexta-feira, 9, no municípios de Irineópolis, a segunda reunião do CDR – Conselho de Desenvolvimento Regional. O encontro foi realizado na Associação Clube Valões, tendo como tema das discussões melhorias em âmbito regional, como infraestrutura, meio ambiente e saúde.

Assinatura de Convênios

No início da reunião, foram assinados dois convênios para municípios da região. O primeiro foi o termo aditivo para Irineópolis para construção de dois poços artesianos tubulares profundos e rede de distribuição nas localidades rurais de São Sebastião do Timbozinho e Colônia Liczkoski.

Outra assinatura de convênio foi para o município de Major Vieira, liberando recursos na ordem de R$ 144 mil, dividido em duas parcelas, para provimento de link de internet bidirecional e simétrico na velocidade de 30 Mbps (Projeto Piloto para Comunidades Rurais Digitais – PP-CRD), com a finalidade de disponibilizar nas comunidades escolhidas, infraestrutura de comunicação, principalmente internet, permitindo o uso da tecnologia e ampliação dos horizontes de atuação individual, coletiva e organizacional.

A conquista foi muito comemorada pelo prefeito. “As comunidades do interior estão muito felizes, isso é um avanço, pois cobre 100% da nossa região rural, e somos um dos quatro municípios do estado escolhidos”, enfatizou o prefeito Orildo Severgnini. O projeto para liberação da internet para comunidade rurais foi feito em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Epagri.

Polícia Militar Ambiental de Canoinhas

A reunião teve também apresentação do trabalho da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, com o Major Cristopher Rudolf  Froehner e do subtenente Macedo, que tiraram dúvidas dos prefeitos e conselheiros presentes, sobre os serviços a favor da comunidade e municípios. A gerência regional de Saúde de Canoinhas, através do gerente Antônio Gilberto de Carvalho e a enfermeira Sandra do Nascimento, relataram a importância das informações corretas passadas pelos municípios nos SVO – Serviços de Verificação de Óbitos.

Ao final da reunião, o secretário executivo regional Aloísio Salvatti, enfatizou que reuniões como a do Conselho são muito produtivas. “As reuniões tem um objetivo claro, que é trazer propostas para ações regionais e conhecimento mais efetivo dos municípios das ações do Estado, focando no bem de todos e desenvolvimento para nossa região”, destacou.

A nova sistemática das reuniões do Conselho tem foco essencial no desenvolvimento regional, que a partir deste ano são consultivas, com apresentação de propostas para melhorias e desenvolvimento da região.

A reunião presidida pelo secretário executivo regional da ADR, Aloísio Salvatti, contou com a presença dos prefeitos de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; prefeito de Canoinhas, Beto Passos, e vice, Renato Pike; prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini; prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri; vice-prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl; presidente da câmara de vereadores de Bela Vista do toldo, Antônio Alberti; e conselheiros da região. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil organizada.

Próxima reunião

Com a definição de reuniões trimestrais, o próximo encontro do CDR ficou agendado para o dia 15 de setembro, no município de Bela Vista do Toldo. As atas de todas as reuniões do conselho estão a disposição no site da ADR Canoinhas, no endereço: www.adrs.sc.gov.br/adrcanoinhas

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo