• Reunião-realizada-na-sede-da-Fatma.jpg

Reunião ambiental na Fatma Canoinhas


Ações em desenvolvimento na região foram discutidas

em Estado SC por

Representantes dos órgãos estaduais da região de Canoinhas se reuniram na tarde desta terça-feira, 11, na sede da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para discutir assuntos voltados a área ambiental de Canoinhas e região.

Entre os assuntos discutidos estiveram a atuação do projeto inédito Polícia Ambiental Comunitário (PAC), também foi discutido sobre o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, que é um projeto em parceria com a Epagri, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio do Programa SC Rural, e escolhidos pela Fatma para receber o Pagamento. O pagamento pela preservação varia de R$ 87,50 a R$ 350 por hectare/ano, dependendo da qualidade ambiental da área, sendo que cada propriedade pode receber por no máximo três hectares e por um período de três anos.

Segundo a coordenadora da Fatma, “a meta do programa é a conservação de aproximadamente mil hectares de áreas naturais”, frisa Francine.

Ainda durante reunião foram discutidas ações de envolvimento de empresas da região na participação da 19ª edição do Prêmio Fritz Muller, que será lançado nesta quarta, 12.

Os cases inscritos serão avaliados por técnicos da Fatma e indicados para uma comissão julgadora. Os vencedores serão destaque em 14 categorias: Gestão Ambiental, Reciclagem, Conservação de Insumos de Produção (Água), Conservação de Insumos de Produção (Energia), Educação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Agricultura Sustentável, Tratamento de Efluentes, Controle da Poluição Atmosférica, Resíduos Sólidos, Gestão Socioambiental,  Produto Ecológico, Turismo Ecológico e Sustentável e Instituto de Pesquisa.

Além do troféu Fritz Müller, em 2017 os projetos premiados nas 14 categorias receberão o Certificado Fatma de Gestão Ambiental. Com esse certificado, a Fatma reconhece que os resultados ambientais da organização contemplada estão fazendo a diferença na preservação ambiental catarinense. Iniciativas de destaque também poderão receber o certificado, cabendo à Comissão Julgadora da Fatma a decisão. Os projetos vencedores do 19º Prêmio Fritz Müller serão detalhados no Anuário SC Sustentável 2017. O material será lançado no dia da entrega do prêmio prevista para 31 de outubro, no Hotel Majestic Palace.

Vá para o Topo