• f10-05-18-professores-participam-de-capacitação.jpg

Professores participam de formação do PNAIC em Caçador


em SC Planalto por

Um encontro com professores em referência ao PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa foi realizado na segunda-feira, 07. Com esta formação busca-se identificar as necessidades de ensino e aprendizagem, por meio de estratégias adequadas para garantir os direitos de “aprender” de todas as crianças. Já foi realizado um diagnóstico com as turmas através de avaliações internas, envolvendo em média 700 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.

A professora da EEB Dom Orlando Dotti, Zuleide Wartha Nora, é quem ministra a formação. O objetivo é fazer com que o professor já aplique em sala de aula as metodologias e didáticas repassadas durante o curso. A coordenadoria regional do PNAIC fica a cargo da professora Nelci Pereira Metz, que acompanha in loco a fim de verificar a aplicabilidade dos conhecimentos e sequências didáticas para alunos em idade de alfabetização.

Língua Portuguesa e Matemática são as disciplinas em foco ao longo de toda a formação. Em Língua Portuguesa são abordados assuntos referentes à oralidade, leitura, escrita e análise linguística. Já em Matemática, os componentes curriculares compreendem os números e operações, geometria, grandezas e medidas e o tratamento da informação.

Acontecerão mais dois encontros em maio e o Seminário de Socialização no mês de junho, totalizando 100 horas de formação sendo 48 horas presenciais e 52 a distância. A formação do PNAIC acontece nos municípios de Calmon, Caçador, Matos Costa e Timbó Grande sob a coordenação da Unidade de Atendimento de Caçador.