Anúncio Supermercado Chipitoski 1075x140px

Primeira prova do Enem 2017 acontece neste domingo


Pela primeira vez a prova será dividida em dois fins de semana

em Geral por

Neste domingo sete milhões e setecentos mil estudantes de todo o Brasil realizam a primeira aplicação da prova do Enem 2017. É o diferencial da prova neste ano, já que nas outras edições ele era realizado no mesmo final de semana. A mudança foi anunciada no início do ano pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a prova terá mudanças especificas. A redação passa a ser realizada no primeiro domingo, 05. Além dela, os candidatos farão as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com 5h30 de duração. No segundo domingo, 12, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h50. Em União da Vitória as provas acontecem na Uniguaçu (CTU e prédio principal); Uniuv e Unespar.

A mudança é uma resposta ao resultado de uma consulta realizada pelo MEC entre janeiro e fevereiro deste ano. De acordo com o MEC houve 601.352 manifestações. O ministro da Educação, Mendonça Filho, declarou durante as pesquisas que a mudança também resolve um problema dos candidatos sabatistas, que por motivos religiosos guardam os sábados e só podiam fazer o Enem após o pôr do sol.

Outro anúncio importante foi que o Enem por Escola não vai mais existir. Ou seja, a pasta deixará de divulgar as notas e o desempenho por escola do exame.  Além da alteração de datas, o Enem agora não valerá mais como certificado de conclusão de ensino médio. O caderno de prova será personalizado e terá o nome e a inscrição de cada candidato. Os quatro modelos de provas, com quatro cores, permanecem.

O fechamento dos portões será às 13h. Das 13 até às 13h30 acontecerá a preparação de segurança sendo entregues os cadernos de provas para os fiscais e acomodação dos participantes.

No local da prova o estudante deverá apresentar um documento de identificação oficial com foto, serão aceitos somente os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social; cédulas de identidade (RG), Certificado de Dispensa de Incorporação; Passaporte; Carteira de Habilitação com fotografia (CNH).

Vá para o Topo