• doação-sangue.jpg
    Sangues A- e O- são os que precisam de reposição no momento

Presidente do Cisvali confirma manutenção do Banco de Sangue na região


Unidade continua funcionando, doações de sangue podem ser feitas

em Porto União e União da Vitória por

A parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) com a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) – Banco de Sangue de União da Vitória assegura as doações de sangue nas cidades. Com a manutenção realizada pelo Cisvali, a unidade mantém o funcionamento, tanto para coletas quanto para repasse de sangue em transfusões. O Convênio para funcionamento da unidade era de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com data de término em 02 de outubro.

Em reunião entre o presidente do Cisvali, Santin Roveda, secretária executiva do Consórcio, Silvia Andrade, e diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Sezifredo Paz, realizada na terça-feira, 19, foi definida a continuidade das coletas. A unidade atente aos dois hospitais de União da Vitória, mais casas hospitalares de Porto União, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin e São Mateus do Sul

“Vamos manter a parceria do Banco de Sangue, o Consórcio vai manter os funcionários, até virem os funcionários do Estado. A partir de outubro o Banco de Sangue volta à Sesa e através do Consórcio faremos essa parceria para continuar mantendo o serviço”, garante a secretária Executiva.

 

Banco de Sangue

Todos os tipos sanguíneos são importantes na reposição dos estoques, mas em especial, as tipagens A- e O- são as que precisam de reposição no momento. As doações podem ser feitas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h30 (quarta-feira não há atendimento).

Os requisitos básicos é ter no mínimo 50 kg de peso, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, nem ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Ter idade entre 18 e 61 anos, para a primeira doação.

Doadores freqüentes podem prolongar o voluntariado doando até um dia antes de completar os 70 anos. De 16 a 18 anos não completos pode doar acompanhado do responsável legal. Ainda, ter relação sexual com parceiro não fixo, ou grupo de risco, é outro impeditivo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo