• Não pagamento de dívidas pode levar nome a protesto

População pode consultar protestos de títulos pela internet

228 views
4 mins leitura

A consulta de protesto de títulos pode ser feita pela população pela internet de forma gratuita, assim como consultar a existência ou validade de todos os títulos de protestos lavrados no cartório. Em União da Vitória, o Cartório de Protesto da Comarca disponibiliza consulta com dados dos últimos 5 anos, possibilitando a consulta de dados pela internet desde o inicio de agosto.

A consulta pode ser realizada gratuitamente por qualquer pessoa no endereço eletrônico www.pesquisaprotesto.com.br ou acessar o site www.protesto.com.br. Para pesquisar, basta informar o CPF ou CNPJ. Caso haja algum título protestado vinculado ao cadastro, o sistema informará o nome do devedor, inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), espécie do titulo ou documento da dívida, data do protesto e o valor do título ou documento.

Em caso de não negatividade, o sistema emite um aviso que não constam protestos em cartórios participantes. Conforme comenta o Tabelião de Protesto Marcos Medeiros de Albuquerque, do Cartório de Protesto de União da Vitória, a ferramenta trouxe facilidade. “A consulta pode ser feita pelo site, e isso simplificou a forma de obter informação, e é gratuito, assim também facilita para os comerciantes”, comenta Albuquerque.

 

O que é o Protesto?

O Protesto é um procedimento legal que busca de forma simplificada e célere a recuperação de créditos, auxiliando no recebimento de dívidas. Quando alguém ou alguma empresa protesta um título, isso significa que ela registrou em um cartório de protesto que não recebeu o dinheiro que tinha direito de receber. Ou seja, ao protestar um título (como nota promissória, contrato, cheque ou duplicata), a empresa ou pessoa notifica na justiça que o pagamento de uma dívida não foi feito, e o devedor fica com o nome sujo.

O que fazer se o meu nome foi protestado?

Se você recebeu um protesto, precisa pedir uma certidão, que é um documento que traz os dados de quem protestou. Para retirar essa certidão, você deve ir até o cartório de protestos em que seu nome foi protestado e apresentar tanto CPF quanto RG para retirar o documento. O protesto pode ser de um cheque, boleto não pago, título não pago, entre outros.

Os passos para limpar o nome protestado

Com todos os dados em mãos, você deverá procurar a pessoa ou a empresa que protestou seu título e pagar a dívida. Não tem jeito: só dá para limpar o nome quando a conta estiver paga. E não se esqueça de pedir um comprovante de quitação, e reconhecer firma em cartório para que o papel seja válido. É esse recibo que comprova que a dívida foi paga.

Depois, volte ao cartório, mostre o comprovante e peça o cancelamento do protesto. Mas fique atento, pois esse serviço pode ser cobrado e o valor varia de cartório para cartório. No final, o próprio cartório entrará em contato com a Serasa ou o SPC para dar baixa no protesto e limpar o seu nome.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

União da Vitória fica em 33ª lugar no ranking em qualidade de gastos feito pelo TCE

Próxima publicação

Semana Nacional de combate ao Aedes aegypti