• incendios.png

População é orientada a evitar queimadas em época de estiagem


Setembro tem maior número de incêndios dos últimos 12 anos

em Porto União e União da Vitória por

No Paraná foram registrados 1.282 focos de incêndio em setembro. Número de queimadas cresce em setembro por causa do clima seco e sem chuvas, população é orientada a não realizar queimadas.

Em alguns casos, o fogo é iniciado por descuido da própria população, conta a capitã do Corpo de Bombeiros do Paraná, Rafaela Diotalevi. Segundo ela, nesta época do ano acontecem muitas ocorrências em terrenos baldios.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União, Tenente Marcos Colla, muitos incêndios foram registrados. “Incêndios se propagaram devido ao período de estiagem e também devido as queimadas realizadas para preparação da terra para plantio que acabam descontrolados e se espalhando”, falou o comandante Colla.

No primeiro semestre de 2017 a média ficou em torno de 50 focos de incêndios por mês e nesse período de estiagem aumenta para mais de 500 por mês em Santa Catarina. “Esse clima quente e seco favorece muito a propagação de incêndios, então evite fazer fogo em terrenos”, reafirma o comandante.

Para alertar sobre os riscos de incêndio, o Corpo de Bombeiros tem uma série de campanhas educativas para conscientizar a população. Jogar bitucas de cigarro no mato, acender fogueiras por brincadeira e soltar balões também podem ocasionar novos incêndios. O órgão também procura incentivar as pessoas a ligar imediatamente para o telefone 193 assim que presenciarem focos de incêndio.

Provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização é crime. O dono do terreno ou a pessoa responsável pelo manejo do fogo pode sofrer as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais e receber multas que variam de acordo com a área queimada.

 

COMO EVITAR

Para evitar incêndios em vegetação, a população a seguir algumas recomendações:

Evitar queimadas, seja para plantio ou queimadas de lixo, em áreas próximas a vegetação ou terrenos;

Não jogar cigarro em terrenos limítrofes de rodovias;

Não acender fogueiras;

Prestar atenção a ligações elétricas malfeitas em áreas de vegetação.

Em caso de ocorrências de fogo em vegetação, acione o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone 193.

Última publicação de Porto União e União da Vitória

Vá para o Topo