• População-deve-economizar-água-tratada2.jpg

População deve economizar água tratada


Falta de chuvas resulta em estiagem prolongada

em Porto União e União da Vitória por

Economizar água tratada deve ser uma das prioridades da população nos próximos dias, conforme comunicado divulgado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Devido às altas temperaturas registradas nos últimos dias e a estiagem que atinge todas as regiões do sul do país, a CASAN solicita à população que use água tratada da forma mais consciente. Desde maio que o volume de chuvas no é considerado abaixo da média.

Segundo dados divulgados pela Epagri/Ciram no mês de julho choveu apenas 20% do esperado para o período. Desde então apenas uma semana de chuvas foi registrada em agosto. Com as altas temperaturas nos últimos dias  o consumo de água tratada aumentou, e não há previsão de chuvas nos próximos dias.

 

Dicas de economia de água:

– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.

– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

– Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

– Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque.

– Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

– Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.

– Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

– Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.

– Molhe o jardim com regador, sempre ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.

– Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.

– Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.

 

Previsão do tempo

A previsão divulgada pela Epagri/Ciram aponta que os últimos dias do inverno terão predomínio de sol e calor na região. A frente fria que passou pelo Sul do Brasil no fim de semana seguiu para o oceano. Na região pode ocorrer chuva fraca à noite, com temperatura em elevação, com máximas entre 26ºC a 27ºC.

Previsão para chuvas isoladas apenas a partir do primeiro dia da primavera, sexta-feira, 22. A condição de chuva ocorre devido à passagem de uma frente fria no Litoral do estado, mas sem valores significativos. Depois disso, permanece a condição de tempo seco no estado. Para o final do mês de setembro, há indicativo de chuva em todas as regiões, com o avanço de uma nova frente fria com volumes maiores.

Última publicação de Porto União e União da Vitória

Vá para o Topo