• rede-de-vizinhos.jpg

Parceria entre Polícia Militar e comunidade melhora serviços de segurança


Projeto Rede de Vizinhos incentiva comunicação direta entre moradores e policiais em Canoinhas

em Sem categoria por

Criado com o intuito de melhorar a comunicação e efetivar os serviços de segurança oferecidos para a comunidade, o projeto Rede de Vizinhos já começou a funcionar em alguns bairros de Canoinhas. Projeto funciona por meio de uma rede onde a atuação vigilante da comunidade em prol da segurança coletiva é incentiva.

O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou os trabalhos da Rede de Vizinhos e implementou a primeira célula (como os grupos de whasapp são chamados) na sexta-feira, 28, na região abrangida pelo Conseg Noroeste. A  apresentação do projeto à comunidade do bairro Campo da Água Verde aconteceu na quinta-feira, 27, mas entrega das placas e criação da referida célula acontecerá no próximo dia 12, sábado.

Os benefícios da Rede de Vizinhos são percebidos já nos primeiros dias do programa, onde a população está em constante contato com a Polícia Militar através dos grupos de WhatsApp, o qual funciona “por rua”, dando maior poder de análise, celeridade e importância das informações, comentam os responsáveis do projeto.

 

Como funciona a Rede de Vizinhos?

O primeiro passo é uma reunião de apresentação, também chamada de reunião de “sensibilização” – para que a Comunidade tenha ciência de sua corresponsabilidade diante das mazelas da própria sociedade e da segurança pública como um bem coletivo. Nesta reunião, os policiais militares expõem o programa bem como esclarecem os objetivos, metodologia, benefícios, dúvidas e são entregues as fichas cadastrais preenchidas pelos pretendentes a participarem do projeto.  Cabe ressaltar que as fichas passam por consulta policial para evitar que pessoas com más intenções tirem proveito do projeto.

Na sequência, é realizada a reunião de implementação da referida célula, momento em que o grupo de WhatsApp é criado e são entregues as placas de identificação do programa, as quais são colocadas nas residências e comércios dos participantes. Mesmo após a implementação da célula, são realizadas reuniões de manutenção para garantir a efetividade e, consequentemente, melhorias do programa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo