• centenario-porto-união.jpg

“O centenário não é da prefeitura, é do povo”, diz Sérgio Buch


O Secretário de Cultura e Turismo de Porto União falou sobre alguns eventos do Centenário

em Porto União e União da Vitória por

O Secretário de Cultura e Turismo de Porto União, Sérgio Buch, concedeu uma entrevista ao Jornal O Iguassú falando sobre a ideia de criar o Passaporte do Centenário e adiantou alguns dos eventos que farão parte do Centenário de Porto União, no dia 5 de setembro. As comemorações já iniciam no mês de agosto com alguns eventos destaques.

Segundo ele, o passaporte foi uma maneira de homenagear as pessoas num primeiro momento. Aquelas pessoas e grupos que ajudariam a divulgar as comemorações do centenário. “Olhando as redes sociais podemos ver diversos grupos de moradores e ex- moradores da cidade que falam com carinho da cidade. Percebi que existe uma alma do Porto, (Porto União) embora sejamos uma cidade só. Aquilo me deu uma vontade de fazer algo nesse sentido, daí surgiu a ideia do passaporte embaixadores do Centenário do Porto. Embaixadores da feliz cidade amiga e entrou também a questão da nossa logo marca. Como já somos conhecidos como cidade amiga, tem até no hino, uma internauta deu ideia de colocar a frase amigos para sempre. Aproveitamos para colocar como um chamado na nossa logo marca do centenário. E o Semper em latim quer dizer sempre, quando colocaram no brasão queriam no sentido dar continuidade ao município, naquele momento do desmembramento de União da Vitória, Porto União para sempre. E daí juntou outra palavra em latim que é feliz”, explicou.

Buch afirma que os primeiros passaportes foram entregues aos arautos, que são os meios de comunicação, os primeiros a divulgar o centenário de uma forma pública e republicana. Ainda tem, segundo ele, mais de 300 passaportes para serem entregues em breve. “Estaremos entregando a todos os vereadores numa sessão especial os passaportes, para os membros da Comissão do Centenário e outras entidades da cidade”, falou.

O secretário falou sobre alguns dos próximos eventos que fazem parte do Centenário. Em agosto um dos eventos que fazem parte das comemorações dos 100 anos de Porto União é a Festa das Etnias, que será realizada dia 19 de agosto no Espaço Estação União. O evento que chega a sua 5ª Edição terá um formato diferenciado este ano. Apenas grupos de etnias participarão, vendendo seus pratos e algumas entidades que representarão etnias, “mas todas terão que apresentar uma apresentação cultural da etnia que representa”, explica.  Antes acontecerá a escolha da Rainha do Centenário, no dia 12 de agosto no Cine Ópera.

Nos próximos dias será divulgada a programação de setembro para as festividades do Centenário e praticamente todos os dias terá um evento em homenagem ao município.

Entre os eventos, Buch destaca a caminhada e uma cavalgada do centenário e ainda diversas exposições. Dia 3 de setembro haverá o desfile comemorativo e festivo. Dia 4 de setembro terá a instalação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em Porto União e a Abertura de uma exposição memorial Victor Buch Filho. No dia do aniversário, 5 de setembro, acontece a inauguração da Praça do Centenário. No dia também haverá a apresentação da Orquestra do Corpo de Bombeiros de Joinvile e o bolo com cem metros.

“Teremos de volta o fogo simbólico que é o marco histórico do desmembramento das cidades. Já estivemos em Jangada do Sul restaurando o monumento feito pelo acordo de limites e dia 1ª de setembro haverá o acendimento do Fogo e uma maratona pela estrada da Galícia e pelo Caminho dos Tropeiros com uma pira, que será acesa e ficara durante a semana do aniversário do município”, adiantou o secretário.

Vá para o Topo