Coluna Jaime Folle

O Brasil tem o povo que mais reclama no mundo


em Jaime Folle por

Nosso povo reclama de tudo!
Segundo a International Stress Management Association, mais da metade das reclamações dos brasileiros é sem fundamentação alguma.
Cada brasileiro que reclamar de alguma coisa, deveria primeiro olhar para dentro de si e fazer um exame de consciência se a as reclamação são realmente baseadas em algo concreto e comprovado, se fizer isso pouca gente abriria a boca para reclamar sem fundamento.
Criou-se uma mania nacional de reclamar de tudo e de todos. O problema não está em reclamar, o maior problema é reclamar sem fundamentação, por aqui não existe uma culpabilidade a quem reclama, ao contrário de países mais avançados que se a pessoa reclamar, tem que obrigatoriamente dar o nome e provar o porquê da reclamação.
Segundo a Edu comunicações, a raça mais odiada da Internet tem nome: Brasileiros. Não é questão de xenofobia, o repúdio aos brasileiros por outros povos na Internet é pela total falta de postura e ética no meio virtual. O comportamento baderneiro incomoda muitos povos, por isso que os brasileiros tem seu acesso restrito em diversos MMORPG, fóruns, sites, redes sociais, entre outros países. Somos o povo mais irritante da Internet por causa das reclamações.
Segundo International Stress Management, praticamente metade dos brasileiros analisados (47%) apresentam um comportamento agressivo de reclamações, quando algo dá errado e depois tende a negar a sua participação no erro. Percentual altíssimo se comparado aos países orientais e alguns europeus, os quais não ultrapassam os 14%.
Já faz parte da nossa cultura colocar a culpa nos outros. Não unicamente no trabalho mas em tudo que estamos envolvidos. Se o país não funciona é culpa dos políticos e não do nosso voto. Se tem enchentes ocorrem por causa do acumulo de lixo nos bueiros e a culpa é do El nino. Para tudo há sempre um bode expiatório.
Como brasileiros devemos assumir nossa parte de culpabilidade e reclamar menos.
Até a próxima.

Última publicação de Jaime Folle

Vá para o Topo