• chuva-2.png

Novembro com chuva frequente e frio tardio na região


Previsão da Epagri/Ciram traz temperaturas amenas atípicas para época do ano

em Estado SC por

A previsão é de chuva abaixo da média climatológica para Santa Catarina, segundo dados do Epagri/Ciram. No entanto, novembro deve seguir o padrão de chuva frequente, observado em outubro, com totais próximos a média. Nessa época do ano são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo em regiões isoladas.

Em relação à quantia de chuvas, em novembro a precipitação diminui em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm na região. Durante esses meses do fim de ano, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias, que também, devem resultar em temperaturas amenas atípicas para essa época. Também são características da primavera/verão os nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade no início das manhãs.

Em novembro, a previsão é de frio tardio em SC, com temperatura entre a média climatológica a ligeiramente abaixo, com previsão de geada fraca nas áreas altas do estado. Devido a influência de algumas massas de ar frio, especialmente na primeira quinzena do mês. Em dezembro e janeiro, a previsão é de temperatura mais elevada, com valores entre a média climatológica e acima.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo