• Movimento-Sul-é-Meu-País-faz.png

Movimento O Sul é Meu País faz ‘Plebisul’ pela separação territorial


Em União da Vitória e Porto União são 5 pontos de votação

em Porto União e União da Vitória por

O Movimento separatista “O Sul é Meu País” organiza para esse sábado, 07, o “Plebisul”, plebiscito não oficial pela separação dos estados do sul do país do restante do território nacional. Em União da Vitória e Porto União são 5 locais com urnas de votação distribuídos pelas cidades.

Em União da Vitória uma urna para votação estará disponível, ao lado do seminário da cidade, na Rua Castro Alves, 725, centro. Em Porto União serão cinco locais com urnas, na travessia da linha férrea com a Rua Matos Costa, em frente ao supermercado Reviwer no bairro Santa Rosa, no Mercado Bom Gosto no centro e em frente ao Posto Delta no bairro São Pedro.

O movimento surgiu em 1992 Laguna-SC, e a ideia do plebiscito não é nova. Em 1994, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) surpreendemente autorizou o plebiscito, mas então não houve acordo com o Tribunal Regional Eleitoral pelo custeamento do processo.

Em outubro de 2016, um plebiscito aconteceu: 616.917 pessoas votaram, com 95,7% de votos a favor da separação. Na  consulta desse ano, o Plebisul , a expectativa é que mais de um milhão de pessoas votem. Na votação de 2016, Santa Catarina e Rio Grande Sul atingiram a meta de comparecimento colocada pelos organizadores, a de contar com o voto de 5% dos eleitores cadastrados para as eleições regulares.

 

Última publicação de Porto União e União da Vitória

Vá para o Topo