Ministério da Saúde e o Desabastecimento de Medicamentos na Esfera Estadual


em Porto União e União da Vitória por

Em nota divulgada na data de ontem (08), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA- PR) informou que recebe do Ministério da Saúde 112 medicamentos adquiridos de forma centralizada, mas que para este segundo trimestre de 2019 , tal órgão federal não cumpriu com a entrega de vários medicamentos, levando ao risco de desabastecimento de aproximadamente dezenove fármacos já no mês de maio.
Entretanto, alguns destes possuem alternativas terapêuticas para substituição, segundo protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Deste modo, o paciente está sendo orientado a levar ao conhecimento de seu médico tal situação para avaliação de possibilidades.
A Secretaria de Saúde de União da Vitória ressalta, no entanto, em relação à esfera municipal, que na farmácia básica o abastecimento encontra-se regular e as faltas são mínimas. No local, 240 itens que compõem a REMUME, apenas três estão em falta no momento. Importante informar ainda que tais desfalques ocorreram em virtude da não entrega por parte de fornecedores, pois estes itens haviam sido adquiridos há meses.
Desta forma, evidencia-se que a falta prevista e aquela que poderá ocorrer, conforme nota acima, diz respeito à esfera estadual, especificamente sobre aqueles medicamentos disponíveis por meio de protocolos próprios na 6ª Regional de Saúde.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Última publicação de Porto União e União da Vitória

Vá para o Topo