• jornais18.08.17.jpg

Manchetes: Dados do segundo trimestre indicam alívio na economia


Confira as manchetes dos principais jornais do país desta sexta-feira

em Nacional por

Confira as manchetes dos principais jornais do país desta sexta-feira, 18: Dados do segundo trimestre indicam alívio na economia.

Notícias dos jornais O Globo e Folha de São Paulo.

 

O Globo

Manchete: Van do terror mata 13 no coração de Barcelona
Polícia prende dois suspeitos, mas ainda caça motorista. Estado Islâmico assume autoria. Nova tentativa de ataque com veículo ao sul da capital catalã deixa quatro suspeitos de terrorismo mortos. No primeiro grande atentado desde 2004 — quando 191 pessoas morreram em explosões em três estações de trem de Madri —, a Espanha voltou a viver ontem um dia sangrento por ataques terroristas. No meio da tarde, uma van invadiu as Ramblas, a mais famosa via turística de Barcelona, e atropelou centenas de pessoas, matando 13 e ferindo mais de cem. O Estado Islâmico reivindicou o atentado, alegando retaliação à ação da coalizão ocidental na Síria e no Iraque. A polícia prendeu dois suspeitos, um espanhol e um marroquino, mas o motorista do veículo continua foragido. A explosão de uma casa, que deixara um morto e sete feridos na noite anterior em Alcanar, a 170km de Barcelona, foi ligada ao atentado. Quando já era madrugada de hoje na Espanha, a polícia matou quatro supostos terroristas que tentavam fazer outro atropelamento, desta vez em Cambrils, 120km ao sul da capital catalã. Sete pessoas ficaram feridas. 

Desemprego continua a subir no Rio
A taxa de desemprego caiu no Brasil, mas subiu de 14,5% para 15,6% no Rio devido à crise fiscal fluminense. E, enquanto os outros estados melhoraram suas finanças, o Rio continua em situação crítica, segundo o Tesouro.

O distritão e a governabilidade
O distritão não é consenso nem no PMDB, que lidera o apoio a esse sistema. Para os deputados Fogaça e Jarbas Vasconcelos, ex-presidentes do partido, o país ficará ingovernável. 

 

Folha de S. Paulo

Manchete : Atentado com van mata 13 em centro turístico de Barcelona
Uma van avançou sobre pedestres nas Ramblas, área turística de Barcelona, matando 13 pessoas e ferindo pelo menos cem, relata Amanda Nogueira. A facção terrorista Estado Islâmico reivindicou o atentado. Segundo a polícia, dois suspeitos de ligação com o ataque, um espanhol e um marroquino, foram presos. O motorista fugiu a pê e seguia foragido. Há vítimas de várias nacionalidades — não havia registro de brasileiros. O episódio passa a fazer parte da lista de atentados na Europa em que veículos foram usados como arma. O ataque em Barcelona repercutiu na Espanha e fora. De madrugada, a polícia disse ter abortado outro atentado na orla de Cambrils, a uma hora de Barcelona, matando cinco ocupantes de uma van que entrou em alta velocidade em uma rua de pedestres.

Dados do segundo trimestre indicam alívio na economia
Indicadores do segundo trimestre referentes a produção industrial, varejo e serviços dão força à tese de que o Brasil está saindo da recessão iniciada há três anos. Analistas veem o começo de transição para uma recuperação lenta. 

Propaganda do PSDB desencadeia crise no partido
Propaganda partidária do PSDB exibida na noite de ontem — e que critica o “presidencialismo de cooptação” — deflagrou crise no partido. Ministros e deputados atacaram Tasso Jereissati, presidente interino e responsável pela peça.

Vá para o Topo