Lei anti-fogos de artifício ruidosos passa em 2ª discussão em União da Vitória


em Porto União e União da Vitória por

Na semana do aniversário dos 129 anos de União da Vitória, um fato histórico não passou despercebido na Câmara de Vereadores de União da Vitória.

Com a ausência de Ricardo Sass (PSC-PR), presidente da mesa diretora, por motivos de saúde, a reunião ordinária e outra extraordinária, foram presididas pela vice-presidente, Alandra Roveda Grando (PR-PR). Alandra é a primeira mulher que preside uma reunião da Câmara de Vereadores

Na oportunidade, os vereadores parabenizaram Alandra pela condução dos trabalhos legislativos. A reunião teve pauta curta em razão da realização da Sessão Solene da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, também em homenagem ao aniversário de União da Vitória.

Apesar da pauta enxuta, na reunião ordinária desta segunda-feira, 25, os vereadores aprovaram em 2ª discussão o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de n.º1/2019, do Poder Legislativo, que proíbe a utilização e a queima, bem como a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no âmbito municipal de união da vitória.

O PLO, de autoria dos vereadores Diego dos Santos (PSC-PR) e Fernando Vier (MDB-PR), teve a dispensa da redação final, agora segue para ser sancionada pelo prefeito Santin Roveda (PR-PR).

Os Vereadores Joarez Leandro de Oliveira (PSB) e Valdecir José Ratko (PSC) tiveram requerimento aprovado onde solicitam providências o quanto antes projeto para revitalização da casa Coronel Amazonas, Distrito de São Cristóvão. Os proponentes lembraram no requerimento que em dezembro de 2018 foi repassado ao Executivo o valor de 150.000 mil reais, verba destinada diretamente à revitalização desse mítico e icônico imóvel.

Os vereadores Diego dos Santos (PSC – PR) e Valdecir José Ratko (PSC – PR) tiveram uma Moção de Aplausos ao atleta Adans Elias, 24 anos, o qual coleciona títulos em várias modalidades esportivas.

Adans foi Campeão Estadual de Taekwondo no Rio Grande do Sul, Vice-Campeão Brasileiro de Wuay Thai em 2014 e Campeão Catarinense de Muay Thai em 2019, além disso, tendo duas Ligas Nacionais de Levantamento de Peso em seu currículo. O jovem atleta treina à noite e também duas vezes na semana pela manhã no Centro de Treinamento do seu mentor, Mestre Altair Ribeiro, em Porto União.

Já na reunião extraordinária foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 7/2019, do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a efetuar a abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento Próprio do FUMPREVI (Fundo de Previdência Municipal) de União da Vitória, para o exercício de 2019, com recursos provenientes de Superávit Financeiro.

A reunião foi prestigiada pelo presidente do Poder Legislativo de Porto União, vereador Carlos Roderlei Pinto, o Polaco do Bifão, do PR – SC.

Depois das duas reuniões os vereadores participaram da Sessão Solene da Academia de Letras do Vale do Iguaçu e do lançamento do livro “Zilda, o assassinato da Santinha”, da Jornalista Mariana Honesko Bortolini.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo