• f14-08-18-FLORES-2.jpeg

Inverno em União da Vitória fica colorido com plantio de flores especiais


Vários pontos da cidade estão coloridos com as flores

em Porto União e União da Vitória por

Engana-se quem pensa que flores são exclusivas da primavera. Em União da Vitória, mesmo durante o atual inverno, é possível ver jardins e canteiros públicos floridos, graças a um trabalho realizado com muito carinho pela equipe de urbanismo.

De acordo com o secretário interino de meio ambiente, Ney Antônio Kukla, a ação de ajardinamento conta com apoio do departamento de obras.

Também estão beneficiados os terminais rodoviário e urbano e, por último o canteiro central da rua Dario Bordin. “O objetivo é deixar um aspecto mais bonito da cidade, principalmente na época de frio em que tudo fica um pouco mais cinza”, destacou Ney, secretário de agricultura.

Para o secretário, cultivar flores mesmo durante o inverno faz bem até para saúde. “Deixar tudo cinza favorece a depressão. E o simples cultivar de flores é uma excelente terapia, por isso, acredito que todos nós moradores poderíamos manter os jardins de nossas casas floridos também no inverno”, finalizou.

 

Quais espécies?

Algumas espécies preferem nos presentear com sua incrível beleza durante o período de temperaturas baixas, tornando o inverno uma estação mais alegre.

  1. Ciclames (Cyclamen persicum)

Elas são conhecidas popularmente como as “rainhas da estação” e conseguem se adaptar até mesmo a climas congelantes, com temperaturas beirando 5°C. Não é pra menos, afinal, são originárias de países mediterrâneos e podem ser encontradas em outros países como Síria, Somália e Irã. Nesses lugares as estações mais frias não passam de 18°C. Para que os ciclames durem mais, é necessário retirar as folhas amareladas com uma pequena tesoura de poda. Evite molhar as flores e regue com pouca água diretamente sobre o solo.

  1. Camélia (Camellia)

Camellia é um gênero de plantas da família Theaceae que produz as flores conhecidas como camélia, cameleira e, em algumas regiões de Portugal, japoneira. Embora floresça durante o ano todo, é no inverno que as camélias ficam muito mais bonitas. Nessa estação, as flores têm mais chances de nascerem bicolores.  O solo ideal para o cultivo das camélias é formado por três partes de terra vegetal e uma parte de composto orgânico. Para manter a planta saudável é necessário regá-la duas vezes por semana.

  1. Azálea

Nativas de clima temperado, as azaléias também são uma ótima aposta para quem deseja manter as flores na decoração durante o inverno. Embora o florescimento da espécie não seja típico dessa época, deixando-as receber luz solar durante todo o dia, é possível que suas flores desabrochem justamente nessa estação.

Uma característica muito apreciada dessas plantas é a variação de cores, podendo ser encontrada em tons de rosa, branco, vermelho ou até mesmo uma mistura dessas três cores. As azaléias precisam de água somente para manter o substrato úmido, nunca encharcado. E é importante sempre retirar as flores murchas com o auxílio de uma tesoura de poda.

  1. Amor-perfeito (Viola tricolor)

A Viola tricolor, popularmente conhecida como amor-perfeito é uma flor bienal selvagem eurasiática. Uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15cm de altura. É uma das flores resistentes ao frio mais comuns, chegando a suportar até mesmo geadas. Está disponível em cores variadas, possuindo ainda cultivares mini, gigantes e com máscara.  Algo que a deixa ainda mais especial é o fato de que os cultivares de amor-perfeito também são comestíveis e utilizados para decorar os mais diversos pratos.

  1. Orquídeas Denphal

Diferente das outras espécies de orquídeas, o cultivo da orquídeas Denphal é simples e muito fácil: Basta deixá-la em local muito iluminado e mantê-la sempre hidratada. É uma excelente opção para ornamentar o jardim em dias frios. O florescimento acontece durante todo o ano, porém, nos meses mais frios esse lindo acontecimento ocorre com mais facilidade e intensidade. Para não errar na hidratação da planta, basta colocar três pedras de gelo em cada vaso uma vez por semana.

  1. Cravos (Dianthus caryophyllus)

Os cravos possuem um aroma muito peculiar e delicado. Essas simpáticas flores se desenvolvem melhor em clima frio. Costumam ser ligadas a sentimentos positivos de acordo com a cor. O vermelho representa o amor verdadeiro e a gratidão. Já os cor de rosa demonstram carinho. O cravo branco traz a mensagem de pureza.

Apreciam solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. O solo deve permanecer sempre levemente úmido. O excesso de umidade prejudica o desenvolvimento da espécie.

 

  1. Gardênia

Originárias do continente asiático, as gardênias são uma ótima pedida para quem procura por flores de inverno. Além de enfeitarem o ambiente com sua graciosidade única, elas também perfumam o local com sua inebriante fragrância. Adquira sempre as plantas que estiverem com as folhas em tom verde escuro. Isso indica que poderão durar mais tempo.

 

Com informações do site blog.plantei.com.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*