Inicia a primeira etapa do Conae em União da Vitória


O evento reuniu todas os municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação

em Porto União e União da Vitória por

Iniciou nessa terça-feira, 08, a primeira conferência intermunicipal de Educação do Núcleo de União da Vitória (Conae – Conferencia de Educação). A etapa está reunindo durante todo o dia, professores, secretários e representantes do poder público no auditório da Uniuv para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento da educação. Essa é a fase preparatória, intermunicipal que envolve União da Vitória, Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e São Mateus do Sul, que fazem parte do Núcleo Regional de Educação.

A próxima fase será estadual e acontecerá em agosto. Em novembro será a etapa nacional em Brasília. Nessa primeira fase serão definidos delegados para representar a região.

Para dar início a conferência, o vice-prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, falou sobre a importância de debater a educação da região, “Essa conferência é ótima para sabermos como está à realidade educacional local e o que é preciso fazer para melhorá-la, só por meio da educação conseguimos um desenvolvimento eficaz para a sociedade. O Conae vem para dar direcionamento a esse processo”, afirmou Abbas.

Em seguida foi o chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Ricardo José Brugnago, que ressaltou a importância do plenário e de se trabalhar em prol da educação. O evento seguiu com apresentações culturais e regionais.

O plenário de aprovação do Regimento Interno deu início aos debates da manhã, logo o professor Aurélio Bonna ministrou uma palestra que deu início aos trabalhos por eixos. “Existem 8 eixos a serem discutidos principalmente ao plano nacional de educação e monitoria, o que está sendo feito e o que falta fazer”, explica Ana Maria Coordenadora Pedagógica da secretaria de educação.

 

Os eixos discutidos são:

EIXO I – O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

EIXO II – Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

EIXO III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social;

EIXO IV – Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão;

EIXO V – Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão;

EIXO VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

EIXO VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

EIXO VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.