• Numero-de-Aprovados-nos-testes-do-detran-sobem.jpg

Índice de aprovação nos testes do Detran bate recorde


Esses dados são válidos para o Estado do Paraná  

em Estado PR por

O número de pessoas saindo dos exames do Detran-PR com um sorriso no rosto vem crescendo. O percentual de candidatos aprovados no exame da CNH atingiu índice recorde em 2016.

Com relação aos exames teóricos, por exemplo: seis de cada dez candidatos conseguiram passar na prova, com uma taxa de aprovação de 60,37% no ano passado.

Em 2015, o índice havia sido de 57,21%. Já com relação ao teste prático, mais da metade dos candidatos (56,29%) conseguiu passar, enquanto no ano anterior a taxa havia sido um pouco menor (53,61%). De acordo com Farid Gelasco, coordenador de Habilitação do Detran-PR, desde 2011, os índices de aprovação têm registrado uma melhora no estado.

App para novos motoristas

Hoje, inclusive, o governador Beto Richa lança um novo aplicativo do Detran voltado para aqueles que irão fazer a primeira CNH. O app Primeira Habilitação deve atender os mais de 100 mil candidatos que passam pelo processo todos os anos no Estado e está disponível, de forma gratuita, para celulares, tablets e smartphones.

Com a ferramenta, os futuros motoristas poderão controlar cada etapa do processo e acompanhar o passo a passo desde a contratação do Centro de Formação de Condutores até a entrega da CNH aos aprovados. O lançamento acontecerá às 15 horas no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual.

Reprovação

Na prova prática, o índice de reprovação é maior na baliza, e justamente por conta do nervosismo. “Isso tudo acontece frequentemente, e grande parte das vezes, na verdade, notamos que não é por falta de habilidade, mas por nervosismo”, finaliza.

Dicas para se dar bem no exame prático

  • Durma cedo na noite anterior para estar com os reflexos “em dia”;
  • Alimente-se adequadamente para que o preparo físico não atrapalhe no exame;
  • Crie um roteiro com o que você deve fazer assim que entrar no carro: posicionar os espelhos, arrumar o banco colocar o cinto;
  • Mantenha a tranquilidade e não tenha pressa. Você precisará apenas reproduzir o que já fez durante suas aulas na auto-escola;
  • Use roupas e sapatos confortáveis;
  • Antes do exame, dê uma volta (se possível com o veículo de sua auto-escola) pela região onde será feito a prova;
  • No dia do exame, chegue com antecedência ao local indicado para evitar uma carga desnecessária de estresse;
  • Mantenha-se concentrado durante as instruções do examinador.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo