Implantação da rede de internet rural em Major Vieira é discutida


Equipe da Secretaria da Agricultura visita ADR Canoinhas e discutem o assunto

em Estado SC por

Instaladas desde agosto desse ano, as torres que vão levar sinal de internet e sinal de celular para Major Vieira prometem revolucionar a vida dos agricultores da cidade. Cada torre tem 24 metros de altura. E é dessa forma que o meio rural da cidade vai ficar cada vez mais conectado com o mundo.

Isso porque o estado de Santa Catarina está realizando um projeto pioneiro para poder levar internet e telefonia móvel para 11 municípios do Estado, nesta primeira etapa, que tenham dificuldades nesse momento na infraestrutura de comunicação. A ação é executada pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e Epagri, com investimento no total de R$ 5,5 milhões, através do Programa SC Rural. Somente em Major Vieira estão sendo investidos quase R$ 600 mil.

Nesta quinta-feira, 26, estiveram na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Canoinhas, os servidores da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, a técnica operacional Samara Freitas da Silva e o técnico agrícola Douglas Cantu, que fazem parte do Programa Beija Flor.

Durante reunião o secretário executivo regional Aloísio Francisco Salvatti, conversou com a equipe técnica para organizar as próximas etapas da instalação da rede de internet e telefonia móvel rural na cidade. “A ADR Canoinhas será a responsável por acompanhar os trâmites do convênio e suas documentações, bem como a instalação dessa importante conquista tecnológica para Major Vieira e também nossa região”.

Salvatti destacou que essa conquista vem sendo discutida e está no planejamento do Programa Crescendo Juntos. “É uma das primeiras conquistas para nossa região, que levará mais desenvolvimento e conectividade do meio rural com os grandes centros. Um grande avanço”, frisou.

Samara destacou que nos próximos dias a equipe estará novamente na região junto à empresa SW Telecom, que é a responsável pela instalação da rede em Major Vieira. “Estaremos ainda na primeira quinzena de novembro na região para junto à equipe da ADR, darmos continuidade ao processo de instalação dessa importante rede ao município”, enfatiza a técnica. A equipe também estar presente na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, apresentando propostas de projetos na área de agricultura e tecnologia para os prefeitos dos municípios da ADR Canoinhas.

Sobre a Internet Rural em Major Vieira

A torre principal já está instalada atrás do prédio da Casa da Cultura do município e as outras três foram instaladas no interior da cidade (Colônia Santo Antônio, Rio Novo e Rio Claro). No próximo mês inicia a etapa de instalação e configuração do link, além da fase de testes no interior. Em Major Vieira, a internet terá cobertura de 90% do seu território.

Com a internet e telefonia rural, muitos serviços poderão ser oferecidos para o cidadão. Além de Major Vieira, outros 10 municípios do Estado também terão o serviço, sendo eles: Anitápolis, Bocaína do Sul, Bom Retiro, Botuverá, Catanduvas, Ipuaçu, Pedras Grandes, Pinheiro Preto, Tigrinhos e Trombudo Central. Em alguns casos as torres repetidoras de sinal são totalmente alimentadas por energia solar, gerada por painéis e kits de bateria.

Durante dois anos, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria de Agricultura e da Pesca. Após esse período, cada município será responsável pelos custos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo