IFSC terá novo Portal do Aluno


O novo portal já pode ser usado por alguns cursos

em Estado SC por

A partir de 2018, todos os estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terão acesso a um novo Portal do Aluno. A mudança é resultado da implantação do módulo Acadêmico do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). As rematrículas para o próximo semestre de 2018, de atuais alunos de cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e de graduação já serão feitos pelo novo sistema conforme calendário de cada campus.

No novo portal, além de poderem fazer suas rematrículas (dependendo do curso), os alunos terão à disposição uma série de serviços e informações. Será possível solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares e gerar boletim e histórico escolar detalhado. O sistema dará ainda acesso aos conteúdos didáticos, planos de aulas, ambientes virtuais e permitirá enviar mensagens para os professores e a coordenação do curso.

Para a diretora de Assuntos Estudantis do IFSC, Girlane Bondan, a modernização da plataforma é necessária para acompanhar o crescimento da instituição. “À medida que o IFSC cresce, tanto no número de alunos quanto na amplitude das suas ações, é necessário que os ambientes virtuais institucionais acessados pelos alunos estejam nesse mesmo compasso. O Portal do Aluno atual é bastante acessado e modernizar essa plataforma é fundamental para o nosso público, que está cada vez mais conectado ao mundo virtual e necessita de mais praticidades no acesso às informações da sua vida acadêmica”, destaca.

Acesso ao sistema

O novo portal está disponível no endereço https://sig.ifsc.edu.br/sigaa. Em janeiro de 2018, o endereço aluno.ifsc.edu.br – que no momento leva para o atual Portal do Aluno – também será redirecionado para o Sigaa e a atual interface será retirada do ar.

Quem já é aluno e está matriculado em nossos cursos poderá acessar o Sigaa com o mesmo login e a mesma senha do atual Portal do Aluno. Se for necessário, é possível recuperar a senha de acesso.

Em caso de dúvidas, os estudantes devem consultar o tutorial on-line completo com orientações sobre o SIGAA.

Prazo de matrículas e rematrículas

Alunos dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e dos cursos de Graduação terão que fazer a rematrícula para o próximo semestre já pelo Sigaa. “É importante que os estudantes desses cursos estejam atentos ao período de rematrícula do seu câmpus para não perder o prazo e já verifiquem se estão conseguindo acessar o novo portal para solicitar o acesso se for o caso”, alerta Girlane.

Vá para o Topo