Ibama embarga 10 empresas por exploração ilegal de araucárias na região

271 views
2 mins leitura

Operação realizada pelo Ibama para combater o beneficiamento e o consumo de madeira ilegal resultou até o momento no embargo de dez empresas e na apreensão de 240 metros cúbicos de araucária (Araucária angustifólia), o equivalente a 25 caminhões carregados de madeira, na região centro-sul do Paraná. Na semana passada vários agentes do Ibama estiveram em União da Vitória e região, inclusive com o apoio de helicopétero para fiscalizar os crimes ambientais.

Os agentes ambientais também recolheram um trator e aplicaram 37 autos de infração, que totalizam R$ 1 milhão. Cerca de 60 hectares com indícios de irregularidades, área que corresponde a 60 campos de futebol, foram embargados. A operação inspeciona alvos próximos aos remanescentes da Mata de Araucárias, uma das formações nativas do bioma Mata Atlântica. O Ibama não informou as cidades em que aconteceram os casos e empresas embargadas.

“A prioridade é a fiscalização de empresas consumidoras de produtos florestais, principalmente de espécies ameaçadas. Os estabelecimentos devem manter seus estoques de madeira acompanhados pelo Documento de Origem Florestal (DOF) durante o armazenamento, o transporte e a venda para evitar a perda do material e a aplicação das sanções previstas em lei”, diz o analista ambiental que coordenou a operação, Fernando Nunes.

A operação será mantida por tempo indeterminado e estendida a centros consumidores, como a região metropolitana de Curitiba. Os resultados serão encaminhados ao Ministério Público do Estado para a apuração de responsabilidade na área criminal.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Investimento promove melhorias na distribuição e qualidade da energia elétrica em Bituruna

Próxima publicação

Epagri promove a aula inaugural de curso para jovens do Planalto Norte