• GEIguaçu.jpg

Grupo Escoteiro Iguaçu desenvolve atividades em Porto União


Movimento Escoteiro completa 110 anos em agosto. Atuando há 84 anos nas cidades, GE Iguaçu é um dos grupos mais antigos do país

em Porto União e União da Vitória por

Considerado atualmente o maior movimento de jovens no mundo, o Movimento Escoteiro (ME) congrega cerca de quarenta milhões de participantes e foi fundado em 01 de agosto de 1907 pelo britânico Baden Powell. O ME tem o propósito de fazer jovens assumirem seu próprio desenvolvimento em busca de serem cidadãos responsáveis e uteis em suas comunidades.

Em Porto União o Grupo Escoteiro (GE) Iguaçu desenvolve atividades desde 1933 e é um dos grupos mais antigos em atividade no país. As atividades do GE Iguaçu seguem as diretrizes do ME, sendo aplicadas em participantes divididos em Lobinhos (as), crianças com faixa etária entre 6 anos e meio e 10 anos, Escoteiros (as) com idades entre 10 e 14 anos, Seniores e Guias entre 14 e 17 anos, e Pioneiros (as) com idades entre 17 e 21. O GE conta com o voluntariado de inúmeros adultos que trabalham como chefias e diretorias monitorando e aplicando as atividades junto com os jovens.

Segundo o Diretor do GE Iguaçu, Celso Castilho, as atividades realizadas são muito importantes para a comunidade. “A importância do grupo local vem de encontro as necessidades de um aprendizado diferenciado para nossas crianças e jovens, em que o primordial é que haja um entendimento consigo mesmo, tornando pessoas autônomas, além da prática de valores fundamentados na Lei e Promessa Escoteira”, comenta.

 

Histórico GE Iguaçu

Fundado pelos reverendos metodistas Daniel Landers Bett e Herbest Gorsuch, o grupo realizava atividades escoteiras como acampamentos, excursões e aulas de natação. Desde a sua fundação, em 1933, o grupo representou o município de Porto União em diversos eventos escoteiros estaduais e nacionais.

É uma instituição sem finalidade lucrativa, de caráter educacional, filantrópico e ecológico, que atualmente conta com 120 membros ativos, que junto com a comissão de pais, totalizam 350 colaboradores. “O GE Iguaçu possui uma forte participação comunitária, evidenciando a prática da base de valores do escotismo dos seus integrantes”, comenta Castilho.

O GE Iguaçu tem sede na Rua Frei Rogério 692, centro de Porto União, com reuniões aos sábados a partir das 14h30min. Para saber mais sobre o movimento acesse: www.escoteiros.org.br

 

Conheça os princípios do Movimento Escoteiro, definidos na Lei e Promessa Escoteira:

1 – Deveres para com DEUS – Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que expresse, respeitando os demais.

2 – Deveres para com o próximo –  Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local.

3 – Deveres para consigo mesmo – Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo