Governo sem Papel: SEA inicia treinamentos para 100% de digitalização dos processos do Estado

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“Nossa intenção é não ter mais papel tramitando entre as secretarias do Executivo estadual até abril deste ano”, comentou o secretário adjunto da Administração, Luiz Antônio Dacol, nesta terça-feira, 30, durante encontro que marca o início dos treinamentos de representantes de todas as secretarias para total digitalização dos processos. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Administração, no Centro Administrativo do Governo, na Capital.

As primeiras equipes treinadas para uso das novas funcionalidades do SGPE – Sistema de Gerenciamento de Processo Eletrônico – foram da Secretaria da Administração, onde a  implantação ocorrerá a partir de 4 de fevereiro. Os servidores treinados atuarão internamente como multiplicadores do conhecimento, e o manual para aprender a lidar com as novas funcionalidades do sistema será distribuído entre os demais funcionários da SEA, até o fim do mês. As demais secretarias vão seguir um cronograma de implantação já definido.

Além da agilidade na tramitação de processos, evitando os deslocamentos e a entrega física dos documentos aos setores pelos Correios ou veículos do Estado, o Governo sem Papel promoverá significativa economia aos cofres públicos. São cerca de R$ 26 milhões por ano de economia, considerando os mais de 870 mil processos que tramitaram fisicamente em 2018 ao custo médio de cerca de R$ 30 cada. Isso sem contar a economia com o material de expediente e transporte. “Estamos dando um salto de qualidade, aumentando a eficiência do Governo e economizando recursos públicos”, disse o coordenador do Projeto Félix, Fernando da Silva, durante o encontro.

O Governo Sem Papel é uma das etapas do processo de implantação do Governo Digital defendido pelo Governador Moisés para dar celeridade nas tramitações e conclusões de processos da gestão e promover a entrega aos cidadãos de serviços públicos de forma digital, evitando deslocamentos e racionalizando o uso dos recursos.

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