Anúncio São Camilo 1075x140px
  • fogueira-sao-pedro.jpg
    Festa organizada pela paróquia São Pedro e São Paulo acenderá tradicional fogueira

Fogueira de São Pedro e São Paulo é nesse sábado


82ª edição da Festa do Xixo e do Quentão conta com novas atrações para a comunidade

em Porto União e União da Vitória por

Conhecida popularmente como Fogueira de São Pedro e São Paulo, a 82ª edição da Festa do Xixo e do Quentão acontece nesses sábado e domingo, 08 e 09, no bairro São Pedro, em Porto União. Festa conta com diversas atividades para toda a família. A fogueira, ícone tradicional da festa, seguirá normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, com 20 metros de altura e será acesa ás 19h30. Após acesa, a programação da festa segue com bingo que terá entre as premiações, valores em dinheiro.

Os organizadores da festa estimam que aproximadamente 15 mil pessoas passem para desfrutar do evento, que esse ano conta com algumas novidades. As tradicionais barraquinhas de xixo, quentão e pastel estão preparadas com grande quantia para suprir ao público, comentam os organizadores da festa. As novidades estão na gastronomia da festa, com opções de novas barraquinhas de batata-frita, hot-dog e pizza.

Na sexta-feira, 07, a Paróquia completou 10 anos de história e evangelização no Bairro São Pedro e nas nove comunidades pertencentes à paróquia. A missa do dia foi celebrada pelo Bispo de União da Vitória, Dom Agenor. A santa missa festiva será no domingo, 09, ás 10h com o Bispo Dom Severino, de Caçador. No período da tarde as atrações continuam, assim como opções culinárias.

Antecedendo os dias da festa, inúmeras novenas foram organizadas por diferentes grupos, como por exemplo, a Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo, Comunidade Santa Maria, Comunidade Legru, Comunidade Vice King,  Comunidade KM 13, Comunidade Bela Vista e a Polícia Militar de Porto União.

 

Festa é tradição da comunidade há 82 anos

A fogueira, construída de maneira artesanal por membros da Paróquia São Pedro e São Paulo, é uma das mais altas da região há anos. Cerca de 50 membros da comunidade se dedicam para a construção da fogueira todos os anos, rito que começou em 1935 para homenagear e festejar os padroeiros da paróquia. Os trabalhos de construção da principal atração da festa iniciam-se três meses antes da data, já que é necessário a escolha e corte de eucaliptos para a estrutura. Por determinação do Corpo de Bombeiros Militar, desde o ano passado a fogueira passou a ser construída com 20 metros de altura, e não mais os 40 metros como era o costume, para se adequar conforme normas de segurança.

 

Última publicação de Porto União e União da Vitória

Vá para o Topo