• festividades.png

Festividades do centenário de Porto União marcam o final de semana


Vários eventos foram realizados no final de semana no município

em Porto União e União da Vitória por

Porto União completa seu centenário hoje, 5, mas no final de semana vários eventos marcaram as festividades do aniversário do município.

Na sexta-feira, 01, aconteceu na localidade de Jangada do Sul, no Marco Histórico, do acendimento do Fogo Simbólico do Centenário. Após o acendimento aconteceu a Maratona da tocha do Centenário, passando pela estrada de Nova Galícia e Caminho das tropas até a Praça Hercílio Luz. O primeiro maratonista que levou a tocha foi o comandante da Polícia Militar de Porto União, Major Silvano Sasinski. O fogo acendeu a pira na Praça próximo das 17h. A pira foi acendida pela secretária de educação, Aldair Wengerkiewicz Muncinelli.

No período da tarde foi realizada a cerimônia de aniversário da 3ª Companhia de Bombeiros Militares em Porto União, que completa esse ano 48 anos de existência. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e teve atos de promoção de Bombeiros Comunitários (BCs); entrega de medalhas de 90 anos do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina; entrega do título amigo do Bombeiro; formatura das cinco turmas do Curso Básico de Atendimento a Emergência; do Curso de Bombeiro Mirim; Juvenil, da Melhor Idade e de Bombeiros Comunitários.

No sábado, 02, foi realizado no Clube 25 de Julho, o Baile do Centenário e o pré-lançamento do livro dos 100 anos de Porto União de autoria de Léia Alberti.

O desfile festivo do centenário de Porto União foi realizado no domingo, 03, pela avenida Sete de Setembro, onde entidades, escolas, e outras instituições desfilaram com homenagens ao aniversário da cidade. Já às 19 horas foi realizada a missa do centenário, na Igreja Matriz de Porto União.

Já nessa segunda-feira, 04, aconteceu a instalação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em Porto União, com a presença de quase a totalidade dos deputados estaduais.

E hoje, 05, aniversário de Porto União acontece as inaugurações do Obelisco e da Praça do Centenário Prefeito Victor Buch Filho no bairro Santa Rosa e na Praça Hercílio Luz a inauguração do Monumento do Centenário. No final da tarde acontece a Sessão Solene da Câmara de Vereadores em homenagem ao Centenário de Porto União, com início às 17 horas no Clube Aliança, com a outorga de Títulos de Cidadão Honorário para Erico Rosenscheg e Antonio Chipitoski e de Cidadão Benemérito para Fauzi Farah e Cesar Javorski. Ainda serão homenageados os ex-vereadores Norberto Weber como o ex-vereador mais antigo e para Lando Rogério Kroetz vereador do cinquentenário.

Além da sessão solene, Porto União será por um dia a Capital do Estado com a transferência simbólica da Capital para a nossa cidade, coma presença do Governador Raimundo Colombo e demais secretários estaduais. Este evento acontece no Clube 25 de Julho.

Vá para o Topo