• caminhadas_1.jpg

Evento mobiliza comunidade para caminhadas da natureza


1ª Caminhada do Centenário será na comunidade Maquinista Molina, no sábado, 26

em Porto União e União da Vitória por

Com um percurso de 9Km e diversas atrações naturais, 1ª Caminhada do Centenário será na comunidade Maquinista Molina, no sábado, 26. Evento marca a participação do município no circuito internacional de caminhadas, duração estimada do percurso é de em média 4h.

As Caminhadas da Natureza não têm por finalidade a competição e sim o estímulo à integração social, ao comércio solidário e o turismo responsável, sem contar os benefícios para a saúde e para o bem-estar. Segundo a organizadora da etapa local, Elza Bauermeister Has de Souza, o evento também marca o centenário do município. “Será mais um mergulho em uma parte importante dos 100 anos da história de Porto União”, comenta Elza.

Evento está marcado para começar ás 13h, horário que as inscrições deverão ser confirmadas pelos participantes no local. Ponto de encontro e partida é no Pesqueiro Esportivo Divisa das Águas. Um café rural servido antes da caminhada é opcional, reservas devem ser feitas antecipadamente  no ato da inscrição online. Para participar os interessados devem acessar  www.caminhadas.info e realizar a inscrição na aba do evento Circuito do Centenário de Porto União.

Os participantes passarão por locais como a Estação da Estrada de Ferro, a antiga vila dos ferroviários, por dois túneis, além de trilhas na mata. A subida ao Pico do Cerro Pelado, que possui 1.219m de altitude, oferecendo uma vista ampla da região é opcional aos participantes do percurso. Os grupos de caminhantes deverão sair do ponto de partida entre ás 13h30 e 14h30, sempre acompanhados de guias e instrutores habilitados.

As Caminhadas integram a Federação Internacional de Esportes Populares (Internacionaler Volksport Verbund- IVV) com sede em Frankfurt, na Alemanha e está presente em mais de 50 países, mobilizando mais de 20 milhões de adeptos às caminhadas. No Brasil é representada pela ONG Anda Brasil e em Santa Catarina, as caminhadas são coordenadas por Elza Bauermeister Has de Souza, que viu em Porto União um excelente local para desenvolver um circuito.

Vá para o Topo