• documentario-erva-mate.png

Epagri faz pré-lançamento de documentário sobre erva-mate na 21ª Fesmate


Documentário trata de assuntos específicos como história da erva-mate e produtos desenvolvidos a partir dela, além de informações técnicas

em Estado SC por

A Epagri vai fazer o pré-lançamento do vídeo documentário “Caminhos da erva-mate do Planalto Norte catarinense” durante a abertura da 21ª Fesmate, que acontece de 8 a 12 de setembro, em Canoinhas. A Empresa também estará com estande no evento, onde vai apresentar seu trabalho na região, sobretudo para obtenção da Indicação Geográfica (IG) para a erva-mate produzida localmente.

A erva-mate do Planalto Norte catarinense se diferencia principalmente pelo seu sistema de produção. Na região a planta é cultivada historicamente em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, sem desmatamento. Esse sistema de cultivo, aliado às características de solo e clima da região, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países, como o Uruguai, onde ele é amplamente comercializado.
Por suas características tão específicas, o produto está sendo alvo de um processo para obtenção de Indicação Geográfica, capitaneado pela Epagri. A Indicação é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer, das características ambientais locais e outros fatores. O champanhe é um exemplo clássico de IG.

O documentário da Epagri está dividido em blocos que tratam de assuntos específicos: o território do Planalto Norte catarinense, a história da erva-mate, a erva-mate propriamente dita e os produtos desenvolvidos a partir dela. O quinto bloco, que aborda a IG do produto, com seis minutos, será apresentado durante o pré-lançamento, na Fesmate.

Além do lançamento, o bloco será exibido durante todo o evento no estande que a Epagri ocupará em parceria com a Cidasc, o Sindicato das Indústrias do Mate no Estado de SC (Sindimate) e a Associação dos Produtores de Erva-mate do Planalto Norte Catarinense (Aspromate). A expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas passem pela Fesmate durante os cinco dias de programação.

O documentário “Caminhos da erva-mate do Planalto Norte catarinense” é uma produção do Departamento de Comunicação e Marketing da Epagri, dirigido pela jornalista Eonir Malgaresi, com imagens de Marco Lemos e edição de Antônio Azevedo e Sebastião de Gois Filho. O roteiro foi desenvolvido por Eonir em parceria com Denilson Dortzbach e Valci Vieira, ambos pesquisadores da Epagri/Ciram, uma das unidades da Empresa envolvidas na busca da IG para o produto.

O bloco que será lançado na sexta-feira será exibido durante o programa de TV SC Agricultura, produzido pela Epagri e exibido às 6h de sábado no Canal Terra Viva e às 7h do domingo na TV Catarina HD. Ele também estará disponível a partir de quarta-feira no canal da Epagri no YouTube: https://www.youtube.com/epagritv.

O documentário completo será lançado no dia 21 de novembro, durante o Simpósio da Indicação Geográfica Erva-mate do Planalto Norte Catarinense. O simpósio é organizado pela Epagri em parceria com a Aspromate e vai apresentar os resultados alcançados até a data para busca da IG. O evento é aberto ao público, as inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site: http://ciram.epagri.sc.gov.br/simposio_ig_emate/.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo