Enchentes do Rio Iguaçu


em Claudino Berlatto por

Mais de R$6 milhões para a prevenção de cheias. Entusiasmado, li a notícia. Vi com alegria, entretanto, a verba é para o Planalto Norte de Santa Catarina. A defesa Civil Nacional liberou aquela verba para seis munícipios catarinenses conseguidos por políticos representantes daquele Estado. Esta notícia é promissora se os Governantes de União da Vitória e Porto União mostrarem interesse em resolver nosso maior entrave para o nosso crescimento. Senhores Prefeitos, verba existe. O que se faz necessário é ter um projeto pronto.

Eu e o Pedro Bom, temo um trabalho pronto, viável, econômico e sem custos para os cofres dos munícipios. Acredito que a população das duas cidades tenha maior interesse em resolver o problema das enchentes. Coloco-me a disposição dos senhores Prefeitos para fornecer todos os dados que temos sobre nosso trabalho.

Desde 1983 que tivemos a grande enchente ninguém fez nada até essa data, e ninguém apresentou qualquer alternativa para amenizar ou resolver as enchentes. Lembrando que temos aproximadamente 20 munícipios que são atingidos por ocasião das grandes cheias e muitos outros são atingidos indiretamente. Vale a pena juntarmos forças para encontrar uma solução.

A Ponte do Arco

Nossa velha ponte não aguenta mais suportar tanto peso. Quando foi construída, em 1944, foi para suportar em torno de 10 a 20 toneladas, mais ou menos. Hoje estão passando carretas com mais de 150 toneladas.

Senhor prefeito, vamos salvar esse patrimônio que é nosso. Em 1990 essa ponte ficou interditada por dois anos para os devidos reparos. Podemos resolver esse problema com muita facilidade. Vejamos: colocando um semáforo cada lado e permitir, somente o transito para carros leve como automóveis e camionetes.

Temos um exemplo na cidade de Joaçaba (SC) e a cidade de Erval do Oeste, separadas pelo Rio do Peixe. Lá o movimento de veículos é alto durante o dia e a noite e vem funcionando muito bem.

Novos Trabalhos

Em breve apresentaremos trabalhos sugerindo a despoluição do Rio Iguaçu, a redução dos acidentes nas estradas estaduais e federais. A educação; Todos os problemas têm solução. Política, políticos, economia e muitos outros assuntos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*