Dizer sim ou não

/
144 views
3 mins leitura

É muito chato e complicado quando alguém que exerce um cargo de liderança e não consegue se posicionar com atitude, para dizer SIM ou NÃO! Aos líderes que não conseguem ter este tipo de postura, com capacidade para sofrer em um primeiro momento algum desagrado pela decisão, jamais poderão exercer algum cargo de poder.
A posição mais importante é o cargo que ocupa, se foi indicado para ser um gestor de uma empresa, ou para ser o prefeito de uma cidade, é fundamental que tenha esta capacidade de decidir sobre uma situação, pois sempre haverá descontentes e os contentes, os contras e os a favor, mas o papel de um líder não é estar agradando e sim decidindo o que é melhor para a organização que representa.

Uma das inspirações para saber como agir é pensar na própria infância: o que foi bom, o que trouxe tristezas? Este é um ponto de partida, ou seja, não repetir com nossos adultos que lideramos as práticas ineficazes, impostas por nossos pais, que vivenciamos quando éramos pequenos. Pois é comum alguns dizer, “eu aprendi com meu pai”. Cuidado que esta expressão pode ser um ledo engano. A grande maioria dos pais não sabe educar com liderança seus filhos.
A liderança é algo que se aprende com o tempo e com as experiências e desafios do dia a dia. “O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas”. Gritar, mandar, porque eu quero assim e pronto, também são ações que não contribuem com o bom desenvolvimento do vínculo entre adultos e crianças. Ou seja, é muito mais saudável, muito mais eficaz, dizer um não ou um sim com argumentos claros que as pessoas irão entender, pode até não gostar no primeiro momento, mas compreenderão mais tarde.
Temos muito que aprender para liderar, e alguns ficam criando em banco universitários umas balelas de diferenças entre líder e chefe, que no fundo são invenções acadêmicas que não leva a nada. Líder e chefe é a mesma coisa, não sei porque criam estas lorotas.
Até a próxima!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Lula livre… em 2045

Próxima publicação

Vasco da Gama é o campeão da Taça Guanabara