Dia D de Vacinação foi um sucesso


O Dia D, foi realizado em todas as cidades do País

em Porto União e União da Vitória por

O Dia D da vacinação contra o sarampo foi realizado neste sábado, 18, em todo o País. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até o dia 31 de agosto, quando se finaliza a campanha.

A vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. A Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo atingiu a metade do público-alvo com a vacinação de 51% das crianças de um ano a menores de cinco em todo o país. No total, mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada) foram aplicadas até esta segunda-feira, 20.

A secretária de saúde de União da Vitória, Paula Krzyzanowski, lembra que no caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. “Até a sexta-feira, a porcentagem de vacinados era de 16%, no sábado triplicou a porcentagem, chegando a 60% da cobertura vacinal. Ainda é pouco, precisamos ainda vacinar mais 35% de crianças, mas foi um sucesso o resultado de sábado”, falou a Secretária.

Em Irineópolis mais de 130 crianças foram imunizadas durante o Dia D de vacinação nas unidades de saúde do Centro e de Rio Branco, na área rural de Irineópolis. O município atingiu 60% do público alvo da campanha. Nesta semana, os profissionais da vigilância epidemiológica seguirão roteiro pelo interior do município para vacinar todas as crianças com idade de um a menores de cinco anos, protegendo os pequenos cidadãos dos vírus transmissores da poliomielite e do sarampo. A secretária de saúde, Giseli Kempinski, conta que além do trabalho na área rural, as equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde farão a busca ativa de crianças que ainda não foram imunizadas.

A Secretaria de Saúde de Bituruna informou que da vacina Poliomielite o total de crianças a serem alcançadas eram de 1.058 e o alcance foi de 655 crianças vacinadas totalizando 61,91%. Já na vacina contra o Sarampo o total de crianças a serem vacinadas eram de 1.058 e o alcance foi de 652 crianças totalizando 61,63%. A Secretaria de Saúde de Bituruna tem como meta vacinar 100% das crianças Biturunenses.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*