• 2ok.jpg
  • 7ok.jpg

Detran Paraná lança facilidades em exames e testes de direção


em Estado PR por

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou nesta segunda-feira, 02, dois novos serviços para facilitar a realização de exames e testes para primeira habilitação, renovação, mudança e inclusão de categoria na CNH. Além de um novo Prontuário Médico Digital, o Estado passa a contar com tradução simultânea em libras, nas provas teóricas de direção, para os candidatos portadores de necessidades especiais.

“São duas inovações importantes que vão facilitar a vida dos usuários. No caso dos candidatos com dificuldade auditiva, o avanço é importantíssimo pois soluciona um problema histórico de falta de profissionais interpretes que tinham de acompanhar o teste teórico”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Com a mudança, a tradução das provas será simultânea, com vídeos gravados de 120 questões, incluindo o enunciado e todas as alternativas. O sistema já está disponível também no simulado da prova. O acesso é pelo site www.detran.pr.gov.br, basta selecionar a prova PCD.

“Antes, eles tinham a presença do intérprete para sanar as dúvidas dos vocabulários que eles desconhecem o significado. Agora, as questões do exame teórico em libras, facilitará e muito para eles. Além de trazer mais autonomia pois poderão fazer sozinhos as provas”, conta Siléia Pontes Chiquini da Associação Mãos Ungidas.

Nos últimos três anos, o Detran notou um aumento gradual nos exames teóricos para candidatos à 1ª habilitação e condutores com necessidades auditiva. Foram realizados 1.112 exames usando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), entre 2015 e 2017.

PRONTUÁRIO DIGITAL
– Outra novidade anunciada pelo Detran, o Prontuário Médico Digital permite avaliar os processos de aptidão física e mental e registrar as informações online, eliminando os arquivos físicos. Os documentos gerados pelo sistema são assinados digitalmente e as informações inseridas pelos médicos são feitas exclusivamente com o uso de certificados digitais.

“Ter um modelo de prontuário digital, com certeza, irá trazer mais segurança para os deficientes auditivos. Além disso, o novo sistema irá facilitar o acesso aos dados para futuras pesquisas que podem trazer melhorias para o trânsito. E as clinicas credenciadas terão mais agilidade, melhorando o atendimento aos usuários”, compartilha a presidente da Associação dos Centros de Avaliação de Condutores do Paraná, Regiane Witiski dos Santos.

Segundo o coordenador de habilitação do Detran, Farid Gelasko, aos poucos o prontuário incorporará também o registro e realização de exames médicos especiais, os exames da Junta Recursal Médica e, por fim, a inclusão do módulo específico para Registro da Avaliação Psicológica e Junta Recursal Psicológica.