Deputado Emerson Bacil quer estimular o desenvolvimento da região Sul


em Estado PR por

O deputado Emerson Bacil (PSL) conquistou pela primeira vez na eleição de 2018 um assento na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Com 17.600 votos, ele promete honrar a população de São Mateus do Sul, município que representa. “Precisamos sentar nesta cadeira e trabalhar”, disse ele em entrevista ao programa “Política Total”, da TV Assembleia.

Um dos projetos já apresentados pelo deputado é em relação à preservação do meio-ambiente. “Já protocolei projeto proibindo canudos e copos plásticos nos setores público e privado como em bares, restaurantes e lanchonetes. Precisamos dar um incentivo às pessoas para conservar e preservar.” Outro projeto do deputado que visa fomentar o desenvolvimento na região que o elegeu é colocar a Expomate no calendário oficial de festas do Paraná. “Tenho orgulho em divulgar a festa no âmbito estadual. Temos mais de mais de 36 mil famílias, em todo Estado, que produzem erva-mate. Nosso papel é incentivar esta produção.”

Empregos – A geração de emprego é uma das preocupações do parlamentar e para isso ele espera contar com o Governo do estado. Segundo ele, a questão da infraestrutura da região é um ponto que precisa ser analisado para viabilizar mais postos de trabalho: “Já protocolamos alguns requerimentos visando à implantação do porto seco. Temos também a proposta da implantação da zona franca da região Sul e do Centro-Sul. Mas este projeto precisa de estudos e é isso que estamos fazendo”.

Estradas – A duplicação da Rodovia do Xisto ou BR-476, trecho Curitiba-Lapa-São Mateus do Sul-União da Vitória, é tido como um dos eixos mais importantes da economia paranaense. Por isso, o deputado já entrou com um pedido junto ao DNIT pedindo a sua duplicação. Outra importante ligação do município é através da PR-151, que liga as cidades de Ribeirão Claro, na divisa com o estado de São Paulo; e São Mateus do Sul na divisa com o estado de Santa Catarina. Emerson Bacil também está ansioso para o início da pavimentação da PR-364 entre Irati e São Mateus do Sul. Ele lembra que a obra é esperada pela população há mais de 50 anos e vai beneficiar 112 mil habitantes das duas cidades e também de Rebouças.

Agricultura – A Embrapa e a Petrobras, através de um convênio, estudam e desenvolvem pesquisas sobre o uso do xisto na agricultura. Este projeto prevê a utilização do minério em manejo em agrossistemas. “O incentivo ao xisto agrícola pode trazer grande desenvolvimento à região. Temos quatro tipos manejos que podem ser liberados para industrialização.” “Com estes produtos poderemos ser um dos maiores produtores de adubo do país,” explica o parlamentar.

O deputado quer fazer das casas rurais, um programa do Governo do Paraná, para melhorar a qualidade de vida da população do meio rural, viabilizando a aquisição de moradias dignas e sustentáveis, estimulando a agricultura familiar, um meio de diminuir o êxodo rural. “São 23 casas em todo Estado. Temos de mantê-las e criar condições para as famílias permanecerem no campo.”

Comissão – O deputado Emerson Bacil (PSL) é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e já está trabalhando para trazer inovação ao Estado. “Tudo à ciência e tudo à tecnologia. Estamos conversando com a Embrapa, temos discutido a energia solar e as startups. Nem falar no ensino superior. Vamos entrar em contato com as faculdades e universidades para conhecermos melhor a situação delas. A Comissão irá fazer o papel dela. Pode ter certeza.”

TV Assembleia–A entrevista do deputado Emerson Bacil a TV Assembleia pode ser conferida na íntegra acessando o programa “Política Total”, que está disponível no canal do Youtube do Legislativo: https://www.youtube.com/watch?v=kpPUd4scdcU

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Última publicação de Estado PR

Vá para o Topo