Departamento de esportes promove campeonato de bocha


em SC Planalto por

Uma tradição trazida pelos imigrantes italianos sobrevive ao tempo e reúne amigos adeptos do esporte e das boas conversas. A bocha já deixou Irineópolis em evidência em grandes competições e hoje, com apoio do poder público, um grupo de praticantes da modalidade realiza disputas e treinos para que neste ano o município consiga bons resultados nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).

Foi por influência do pai que Edinarte Beninca aprendeu o esporte ainda na infância. Filho de jogador da equipe do “Andorinhas”, que disputava na região de Indaial, Beninca começou a freqüentar as canchas quando tinha entre sete e oito anos de idade. Hoje, aos 66 anos, ele é uma das referências quando o assunto é a prática da modalidade. “O maior feito para o município na Bocha foi ter ficado em segundo lugar em Blumenau, em 2017”, conta Beninca, que neste ano também deve representar Irineópolis na etapa microrregional da competição, que será realizada no próximo mês, em Canoinhas. Mais que grandes títulos, as equipes do município também buscam fazer amigos e manter viva as tradições. “Você não conhece ninguém e de repente conhece todo mundo, todo mundo se abraça. A rivalidade está dentro da cancha, mas fora dela não”, destaca.

Assim como Beninca, Cesarino Girardi, também é frequentador assíduo das canchas de bocha. Com mais de 70 anos, boa parte deles praticando o esporte que aprendeu na escola, seu César, como é conhecido, acredita que o futuro da bocha depende do interesse das novas gerações. “Hoje a gente vê poucos jovens que sabem o que é bocha. Tem que mostrar e incentivar porque é uma atividade saudável, a gente encontra amigos e se diverte”, comenta Girardi.

Para estimular à prática da Bocha e atrair novos adeptos da modalidade, o Departamento de Esportes promoveu recentemente um Campeonato que envolveu 16 participantes. A entrega da premiação foi realizada na última sexta-feira, 15, na Cancha do Altamiro, que semanalmente recebe pessoas que utilizam o espaço para treinar, disputar e também encontrar amigos. O evento foi prestigiado pelo prefeito Juliano Pozzi Pereira, que conversou com os atletas e agradeceu o envolvimento de todos no campeonato. O secretário de administração, Lademir Arcari, também acompanhou e participou das disputas, conquistando o segundo lugar ao lado de Edinarte Beninca. O título de campeão ficou com a dupla César Girardi e Zaboroski.

O diretor do departamento de esportes, Rodrigo Jurck, destaca a importância de iniciativas que atraiam novos públicos para as canchas de bocha. “Da mesma forma que os atletas, também temos uma grande preocupação não deixar o esporte morrer, por isso inserimos a competição nos jogos dos servidores inclusive na categoria feminino, nos jogos inter bairros e incentivamos campeonatos como esse que ocorreu recentemente”, explica Jurck.

Você sabe jogar bocha?

O jogo parece simples, mas exige precisão, concentração e estratégia. Em uma cancha, como é conhecida a quadra onde é disputada a modalidade, os jogadores devem lançar as bochas o mais perto possível da bola menor, chamada de bolim. Ganha ponto a dupla que termina o jogo com uma das bochas mais próximas do bolim e vence a partida aqueles que chegarem primeiro à soma de 15 pontos.

Quem deseja conhecer mais sobre a modalidade pode conversar com os praticantes e acompanhar os jogos que acontecem diariamente após às 18h na cancha do Altamiro, localizada próximo ao Estádio David Sinder Sobrinho.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo