Curso sobre reaproveitamento de alimentos inicia em Irineópolis


em SC Planalto por

Ingredientes simples podem ser transformados em grandes refeições. Ensinar técnicas para isso é a proposta do curso de reaproveitamento de alimentos, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A capacitação envolve 16 beneficiárias do programa Bolsa Família, que durante três meses terão aulas com o chef de cozinha Zilton Duarte.

A primeira aula do curso aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, e contou com palestra do Chef Zilton e entrevista com as alunas para saber as dúvidas mais comuns no grupo e o interesse de cada uma dentre as várias opções da arte culinária. “ A gente vai montar um cardápio a partir da cesta de alimentos que elas recebem. Não se perde nada, só se cria. Vou ensinar a criarem pratos com o que tem em casa, e não precisa ter receita, pois vão aprender a montar as próprias receitas e substituições”, explica o chef.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Comunitário, Wianey Godoi Teles dos Santos, a seleção de participantes foi feita com base na busca ativa realizada pela equipe da secretaria, que visitou beneficiárias do Bolsa Família e voluntárias do programa Cidade Limpa e Solidária. Ela destaca que o objetivo da capacitação é promover a emancipação social e ensinar técnicas para que não aconteça o desperdício dos alimentos que as famílias recebem mensalmente. “ Queremos que o curso possibilite o ingresso das participantes no mercado de trabalho ou uma forma de renda para que possam alcançar a autonomia. Que possam realizar ações em casa que melhorem a qualidade de vida das famílias através de uma alimentação saudável”, comenta a secretária.

A primeira aula do curso também contou com a participação da coordenadora do Cras, Rosana Perciak Pereira; da gestora do programa Bolsa Família no município, Fernanda Suckow Cardoso; da primeira-dama Tânia Ruckl Pereira, além da psicóloga do Cras, Juliana Portes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo