“Cuidado do padre consigo mesmo” foi reflexão do Encontro dos Presbíteros


O evento aconteceu na cidade de Aparecida em São Paulo

em Estado PR por

De 26 de abril a 02 de maio aconteceu em Aparecida (SP), Santuário Mariano Nacional, o 17º Encontro Nacional de Presbíteros. Foram 501 padres, 8 bispos, 2 cardeais, e demais convidados que viveram seis dias de oração, reflexão, convivência e partilha. Das 274 dioceses do Brasil, 213 foram representadas. O Estado do Paraná foi representado por 37 padres, e da Diocese de União da Vitória se fizeram presentes padres Sidnei José Reitz, assessor da Pastoral Presbiteral na Diocese e padre Nelson José Kovalski, vigário paroquial da Paróquia Santana, Cruz Machado.

O Encontro Nacional de Presbíteros acontece a cada dois anos, e no encontro deste ano os 501 presbíteros se debruçaram sobre o tema: “Discípulo do Senhor e Pastor do Rebanho” e o Lema: “Cuidai de vós mesmos e de todo rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiões” (At 20,28).

A assessoria do encontro foi conduzida pelo padre Paulo Sérgio Carrara, CSsR (Redentorista), o qual ajudou os presbíteros a refletir sobre a sua identidade, espiritualidade e missão em meio ao mundo pós-moderno.

“A missão agora é de que em cada diocese os presbíteros se atentem para a temática e busquem encontrar caminhos concretos para que a sua vida seja vivida na alegria, serenidade e paz, tão necessárias para a fecundidade do seu nobre ministério de conduzir o rebanho de Deus”, reiterou ele.

Nos próximos dias 21 e 22 de maio haverá reunião da Comissão Regional de Presbíteros, em Londrina – PR, onde será preparado o Encontro Regional de Formação Permanente, que acontecerá em agosto deste ano, também em Londrina, nos dias 20 à 23.

O objetivo do encontro regional é levar o eco das reflexões do 17º Encontro Nacional.