CIGERD de Canoinhas é entregue

84 views
3 mins leitura

Uma grande solenidade marcou a entrega do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Canoinhas. O local, entregue na tarde desta sexta-feira, 9, possui cerca de 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. A estrutura é autossuficiente e capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade.

Foram disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 800 mil.  O projeto foi colocado em pratica graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Educação, que cedeu o terreno.

Segundo o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o CIGERD é muito mais que uma ferramenta de gestão. “O projeto representa uma resposta mais rápida para a população da Região. O Centro converge em um local de debate em época de normalidade e, em situações de crise, o local onde as decisões serão tomadas “, destacou o secretário.

O Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, parabenizou a implantação do CIGERD e colocou a ADR à disposição. “Aqui nos vamos saber como agir e reagir em situações de catástrofes”, completou.

O CIGERD Regional faz parte de um projeto inovador onde foram utilizadas referências internacionais em funcionalidade buscando a praticidade na operação. Na elaboração do conceito os técnicos da Defesa Civil utilizaram referencias captadas por meio de trocas de experiências com outros países, a exemplo do Japão.

O CIGERD Regional de Canoinhas atende os 10 municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte). São eles: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Canoinhas, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Ordem de serviço para início das obras da subestação deve ser entregue em abril em Irineópolis

Próxima publicação

Prefeitura de Cruz Machado emite nota sobre morte de paciente em veículo