CDL orienta sobre o Cadastro Positivo


As empresas podem consultar os bons pagadores antes de efetuar uma venda

em Porto União e União da Vitória por

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória e Porto União está orientando ao comércio local e aos consumidores sobre o Cadastro Positivo. Ao contrário do cadastro de registro negativo, no qual o consumidor tem seu nome inscrito no rol dos maus pagadores, o Cadastro Positivo foi criado para que a pessoa física ou jurídica possa ser avaliada por suas contas pagas, ou seja, no rol dos bons pagadores.

O Cadastro Positivo é disciplinado pela Lei nº 12.414, de 2011, pelo Decreto nº 7.829, de 2012, e pela Resolução nº 4.172, de 2012, cujo objetivo é subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro ao consulente (potencial credor), permitindo uma melhor avaliação do risco envolvido na operação. Essa melhora na avaliação do risco, por sua vez, poderá resultar na oferta de condições mais vantajosas para o interessado.

Esta é a mais nova ferramenta para análise de crédito, que permitirá às instituições financeiras e aos lojistas terem uma visão completa do seu perfil financeiro como pagador. As empresas terão acesso a novos modelos de decisão e gestão de análise de crédito abrangentes e precisos.

Segundo o CDL de o cadastro registra a pontualidade de pagamentos no histórico do consumidor, e pode ser visualizado de forma diferenciada dos demais consumidores.

Com o Cadastro Positivo é possível oferecer crédito com mais tranquilidade, inclusive para consumidores e empresas que ainda não têm um histórico creditício, sem aumentar seus gastos com perdas por inadimplência e processos de cobrança. Esse ganho é fruto de uma avaliação detalhada dos compromissos assumidos e da pontualidade de pagamentos dos clientes, o que torna a análise de risco mais assertiva e permite identificar a capacidade de pagamento de cada consumidor ou empresa. Cadastro Positivo das empresas é gratuito. Para participar desse cadastro, a empresa associada deve entrar em contato com o CDL da cidade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo