Calmon realiza Gincana Municipal do Hiperdia


em SC Planalto por

A secretaria de Saúde de Calmon, através da equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou a 1ª Gincana Municipal do Programa Hiperdia, com o objetivo de estimular ações de educação em saúde para o público de hipertensos e diabéticos do município de Calmon, aumentando a qualidade da atenção à saúde na rede pública de serviços de saúde.

Os usuários do serviço público de saúde municipal que sofrem de hipertensão ou diabetes foram convidados a participar dessas ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvida pelas equipes do Nasf e ESF.

Na recepção dos participantes, foi realizada aferição de pressão arterial, e ministrada a palestra “Formas não medicamentosa do tratamento da Hipertensão e Diabetes” pela fisioterapeuta Joice Padilha da Silva. Em seguida foram realizadas atividades dinâmicas entre as equipes e servido lanche ao final do encontro.

O projeto que contará com encontros mensais, em formato de gincana, foi pensado especialmente para o público de hipertensos e diabéticos, onde os quais deixarão de ser apenas expectadores das palestras, para se tornarem integrantes ativos nas atividades.

Neste 1º encontro, que aconteceu nas dependências do Centro de Eventos Leonel Moura Brizola, além das dinâmicas e da palestra, foram divididas as equipes, participação de 15 usuários, e apresentado o regulamento da gincana.

As equipes NASF e ESF convidam todos os hipertensos e diabéticos do município para participarem das atividades. O próximo encontro será no dia 17 de abril.