Mulher doando sangue

Banco de sangue trabalha em horário diferenciado no fim de ano


Para atender a demanda e manter o estoque o banco de sangue fará atendimento diferenciado no final de ano

em Porto União e União da Vitória por

Final de ano é o período de férias, comemorações e viagens em família. Para poder aproveitar e descansar nesta época, é preciso planejamento e organização. A rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) preparou um horário especial de funcionamento para que as demandas de doações possam ser atendidas.

Todas as unidades estarão fechadas para coleta e ambulatório nos dias 24, 25 e 31/12 e 1º/01. Nos outros dias, o atendimento varia de acordo com a Regional de Saúde. O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, comenta que reservar um tempo para doar é um ato de cidadania. “Nossa preocupação é que as pessoas se lembrem do seu dever cívico e empático em doar sangue antes e depois das celebrações, sabendo que contribuíram para salvar vidas”, fala.

Devido ao aumento do uso no fim de ano, o banco de sangue do estado do Paraná está solicitando a doação de sangue. Como muitas pessoas viajam ou acabam não doando sangue final de ano, a Hemopar divulgou uma campanha para manter e aumentar os doadores.

Para que os estoques se mantenham em níveis adequados em todos os 384 hospitais credenciados, o Hemepar precisa de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês. Isso significa uma média de 700 a 800 doações por dia.

Para isso basta seguir as exigências para a doação. Em União da Vitória o banco de sangue atenderá em dia e horário diferenciado. O banco entrou em recesso nesta sexta-feira, mas no dia 28, vão atender aos doadores (no máximo 40), quando fechar esses 40 será encerrado o expediente. O atendimento é a partir das 13 horas. O horário normal é das 8h ao 12h e da 13h às 17h, mas as coletas de sangue sempre das 13h até as 16h30.

O menor estoque é de O negativo, mas precisa de todos para manter o estoque, informou o responsável pelo Banco de Sangue de União da Vitória Alessandro Savi. O retorno ao atendimento normal é dia 02 de janeiro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo