Amazonas antecipa início da vacinação contra gripe

131 views
5 mins leitura

O governo federal e o governo do Amazonas decidiram antecipar para esta quarta-feira (20) o início da campanha de vacinação contra a gripe Influenza A no estado. Conforme dados da rede Sentinela Epidemiológica, neste ano, foram notificados no Amazonas 666 casos suspeitos da doença e  confirmados 107.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe no Distrito Federal. Foto:  Maria José da Silva 45 anos e sua filha Ana Clara de 3 Anos

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos, 11 meses e 29 dias terão prioridade na vacinação – Arquivo/Agência Brasil

Vinte e oito pessoas morreram por causa da gripe no estado. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, sete em cada dez pessoas que morreram apresentavam problemas de saúde diversos, de asma até obesidade mórbida.

Segundo Kleber, a circulação do vírus H1N1 no Amazonas ocorreu mais cedo do que o verificado em anos anteriores.

Wanderson Kleber fez o anúncio da vacinação antecipada na tarde desta terça-feira (19) em Manaus, acompanhado pelo governador do estado, Wilson Lima, e pelo prefeito da capital, Arthur Virgílio Neto.

No Brasil

A campanha nacional de vacinação começará na primeira quinzena de abril, prazo também antecipado em relação à imunização feita nos anos anteriores. Em todo o país, serão aplicadas 64 milhões de doses contra a gripe, o equivalente a 30% do total da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estaística (IBGE) (209 milhões).

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha de vacinação dará prioridades a mulheres grávidas e que deram luz nos últimos 45 dias. Também terão prioridade as crianças de 1 ano a 5 anos, 11 meses e 29 dias. Na comparação com ano passado, a faixa etária de vacinação das crianças foi ampliada em um ano.

Neste ano, a vacinação em todo o Brasil começará com o atendimento de gestantes e crianças, que poderão pôr em dia outras vacinas previstas nas cadernetas de saúde das crianças, distribuídas nos postos de saúde das redes pública e privada.

Também são alvo da vacinação trabalhadores de saúde que prestam atendimento à população e outras grupos mais vulneráveis como os povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas e pessoas que sofrem com duas ou mais doenças simultâneas ou que estejam em estado clínico especial.

Por causa da aglomeração nos presídios, também será dada atenção especial a adultos privados de liberdade; e a jovens e adolescentes (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas; além dos funcionários do sistema prisional.

Cuidados básicos

Wanderson Kleber alertou para os riscos de circulação de informações falsas, inclusive pelas redes sociais, contra a vacinação. “Isso preocupa as autoridades de saúde em todo o mundo. Uma afirmação repassada de forma desatenta e descuidada é desinformação. Hoje vivemos mais por causa da vacinação feita no passado. Nós eliminamos, por exemplo, a varíola. Precisamos valorizar a vacinação, a ciência tem evidências irrefutáveis dos benefícios”, disse o secretário à Agência Brasil.

Ele ressaltou também a necessidade de a população tomar cuidados básicos como lavar constantemente as mãos, evitar compartilhar utensílios, usar lenços descartáveis e hidratar-se bem.

Estas são as orientações do Ministério da Saúde para evitar o conáagio da gripe

*Colaborou Juliana Nunes, Repórter da Rádio Nacional


Source: Agência Brasil

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Jovem apreendido foi um dos mentores de ataque em Suzano, diz polícia

Próxima publicação

Decreto para nomeação de comissionados será retroativo a 1º de janeiro