Acadêmicos de Engenharia Civil visitam Fábrica de Cimentos Itambé


O intuito principal era colocá-los em contato com todo o sistema fabril da produção do cimento

em Porto União e União da Vitória por

A visita realizada na Fábrica de Cimentos Itambé, no município de Balsa Nova (PR), aconteceu na terça-feira, 13, e foi voltada aos acadêmicos de Engenharia Civil que já haviam passado pela disciplina de Materiais de Construção II. Nesta disciplina um dos conteúdos abordados é a origem e produção do cimento, portanto os acadêmicos do quarto e do sexto período puderam participar da visita.

O intuito principal era colocá-los em contato com todo o sistema fabril da produção do cimento, para que assim, pudessem ver de perto tudo o que tiveram na teoria em sala de aula e ainda mostrando mais uma área de atuação do engenheiro civil, que é a indústria, ampliando a visão dos acadêmicos que logo estarão em busca de vagas no mercado trabalho.

A visita foi acompanhada pelos professores Larissa Jagnez, coordenadora do curso de Engenharia Civil, e Edimar Grossklaus, onde os alunos foram em dois grupos para a visita, sendo que o primeiro grupo visitou a fábrica pela manhã e os demais visitaram a tarde. “Além de tudo isso, foi muito satisfatório verificar que nossos acadêmicos estão sendo bem preparados, visto que, tudo que eles viram na visita, eles já tiveram na disciplina. Assim eles ficaram ainda mais satisfeitos com nosso curso e nossa Instituição”, afirma o professor Edimar.

Para o acadêmico Mateus Piccinin a visita foi de grande contribuição para todos os estudantes. “Assim adquirimos conhecimento extraclasse, pois conseguimos compreender melhor o processo de fabricação de um dos principais insumos utilizados na construção civil. Além disso, percebemos que a área de atuação do engenheiro não se limita em projetos e execução, mas também em indústrias, o que nos deixa ainda mais confiantes em relação ao mercado de trabalho”, complementa Mateus.

Segundo a professora Larissa, fora a interação com as etapas produção do cimento, os alunos puderam verificar a questão dos ensaios no laboratório que são realizados para a comprovação da qualidade dos materiais utilizados para a fabricação do cimento e da resistência do produto final. “Dessa forma, os acadêmicos identificaram na prática como o Engenheiro Civil se insere nesse contexto, ou seja, no ramo industrial trabalhando com tecnologias de materiais: verificando a qualidade, prestando consultorias ao cliente e orientando sobre a aplicabilidade de cada tipo de cimento produzido e, ainda da mesma forma, a atuação em obras de grande porte para indústrias”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*