4º Seminário Regional de Gestão Escolar


Neste ano, esse foi o segundo evento realizado

em SC Planalto por

A Gerência de Educação de Canoinhas realizou nesta terça-feira, 07, no auditório da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, em Canoinhas, o 4º Seminário Regional de Gestão Escolar.  A gerente de Educação Maria Celina Muraro destacou pela manhã na abertura que o evento tem como objetivo principal relatar as experiências das unidades escolares estaduais de toda região, com ações exitosas desenvolvidas em 2017. “Estas ações tem como referência a dimensão pedagógica prevista no Plano de Gestão Escolar, priorizando o alcance das metas estabelecidas com a comunidade, além de ser uma excelente trocas de experiências e ideias inovadoras”, destacou.

Ainda durante a abertura alunas que fazem parte do projeto “Canta Horácio”, da EEB Horácio Nunes, de Irineópolis, interpretaram a canção “Trem bala”. A escola também apresentou a poesia “O cântigo da terra”, poema que retrata o respeito pela terra-mãe.

Em seguida alunos do Cedup Vidal Ramos representaram a cultura brasileira com instrumentos de viola, violão e gaita, com a interpretação musical “Tocando em frente”, de Almir Sater.

Durante todo dia foram apresentadas diversas atividades desenvolvidas nas escolas, com relatos dos gestores, assessores e alunos das experiências realizadas no ambiente escolar. O seminário desta terça-feira encerrou a etapa no ano de 2017, dando ênfase em todos os encontros, na função social da escola, transmitindo conhecimento, com relatos de ações realizadas no decorrer do ano, numa perspectiva de gestão democrática.

Durante a manhã foram apresentados o relato de sete unidade de ensino e à tarde de outras três escolas. Logo em seguida, os gestores puderam prestigiar a palestra do Professor Doutor Atílio Augustinho Matozzo, da Unespar, que abordou o assunto: “Perspectivas sobre a gestão escolar: reflexões sobre o futuro da educação”.

Sobre o Seminário

O Plano de Gestão Escolar é documento fundamental no sentido de planejar a gestão e estabelecer diretrizes para a realização de uma efetiva gestão democrática, pautada nos processos de participação coletiva, buscando a aprendizagem e o sucesso dos estudantes. Com objetivos claros é que a Gestão Escolar Democrática nas escolas da rede estadual de ensino vem sendo trabalhada de forma constante, envolvendo processos de planejamento e decisão para o aperfeiçoamento e a transparências das ações pedagógica e administrativa de cada unidade escolar.

Os seminários de Gestão Escolar fazem parte da formação continuada realizada aos 23 gestores da rede estadual de ensino da região de Canoinhas, proporcionando espaços para discussão do funcionamento de uma escola voltada para a inclusão educacional e social, e, sobretudo, focada na qualidade do ensino oferecida ao aluno. Os seminários, bem como as formações continuadas tem por objetivo possibilitar aos gestores, a promoção de mudanças qualitativas na prática escolar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Vá para o Topo